Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2049
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise teórica da inserção de políticas de Demand Response no mercado Norte Americano
Autor(es)/Inventor(es): Queiroz, Aurélio Albuquerque de
Orientador: Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
Resumo: O processo de transição dos mercados atacadistas norte-americanos em direção à livre concorrência evidenciou um grande problema estrutural: a desconexão existente entre os mercados atacadistas e varejistas de energia. Picos de preço no atacado ocorreram por diversos fatores como variações inesperadas de demanda e quedas na capacidade de geração. Entretanto, os preços no varejo, para a grande maioria dos consumidores, continuavam fixos eliminando o mecanismo natural de ajuste a pressões de preço do mercado atacadista. Nesse contexto, os mecanismos de demand response ganharam crescente importância por incentivar esse ajuste reduzindo os picos de preço no atacado e por conduzirem o mercado como um todo a uma condição de maior confiabilidade a menores custos para todos os agentes. O presente trabalho analisa a introdução das políticas de demand response no mercado elétrico norte-americano de uma perspectiva teórica. Para tal, foram discutidos os aspectos históricos que incentivaram a adoção de tais políticas; os fundamentos básicos do mercado de eletricidade sempre comparando o modelo tradicional e o modelo com competição no varejo; os diversos tipos de mecanismos e programas de demand response e alguns de seus resultados. Ao final, ratifica-se a importância da demand response principalmente nos mercados varejistas competitivos. A atual falta de demand response leva a vários problemas nos mercados atacadistas desregulados incluindo picos de preço, problemas de confiabilidade do sistema, potencial aumento das oportunidades de se exercer poder de mercado e a necessidade de maior capacidade instalada.
Palavras-chave: Mercados atacadistas
Demand response
Setor elétrico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAQueiroz.pdf930.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.