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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos
Author(s)/Inventor(s): Souto, Laiza Pereira Gonçalves
Advisor: Rivas, Jéssica Chaves
Co-advisor: Latini, Juliana Tomaz Pacheco
Abstract: Atualmente, uma das melhores estratégias para disseminação de informação acerca da qualidade de alimentos são as mídias sociais, cujo uso por consumidores mudou as expectativas e aumentou questionamentos sobre comercialização e inocuidade dos mesmos. Esse trabalho objetiva relatar a experiência das atividades realizadas pelo projeto através da utilização da rede social Instagram com divulgação de conteúdo científico na área de ciência dos alimentos para realização de educação em saúde no intuito de combater as desinformações disseminadas na sociedade, como também demonstrar o alcance dessas informações virtualmente difundidas pelo perfil. Foi criada uma conta @farmalimentos na rede social Instagram e através da mesma ocorreram uma série de publicações em forma de posts com diferentes temas relacionados a alimentos, como: Mito ou verdade, Fraudes alimentares e “Você sabia?!”. Foram feitos, ao todo, 7 posts sobre fraudes alimentares, sendo eles: fraude na cereja em calda; no queijo grana padano; no café descafeinado; no azeite de oliva; em especiarias; no leite e na pimenta do reino. Também foram feitos 6 posts na temática “Você sabia?!” onde foram abordados temas como COVID-19 x Vitamina C; curiosidades sobre o arroz integral; aquecimento do tomate; uso integral do brócolis; formação de acrilamida e embalagem do leite. Além disso, tivemos 6 posts de Mito ou Verdade sobre remolho de grãos e leguminosas, aquecimento do azeite, consumo do ovo e a sua influência no colesterol, chás para emagrecimento, origem da vitamina B12 e consumo de leite cru. Em tempos de pandemia, elaboramos posts com temas voltados para informação e conscientização da população quanto à doença, assim como uma cartilha de higienização de alimentos em tempos de COVID-19. Os resultados obtidos com as publicações de fraudes alimentares somaram um alcance de 3.260 pessoas que tiveram acesso ao nosso conteúdo publicado. 3.466 pessoas acessaram os posts relacionados à temática do “Você sabia?”. O alcance das publicações na temática “Mitos ou verdades” foi somado, totalizando 2.973 contas na qual nosso conteúdo foi entregue. O maior acesso da nossa conta foi o post da Cartilha de higienização de alimentos em tempos de COVID-19, atingindo 1.286 usuários. Conclui-se que desde a criação da rede social @farmalimentos há um crescente número de acessos aos posts publicados, especialmente, aqueles relacionados à saúde e bem-estar populacional, temas relevantes que aumentam o engajamento da página. Sendo esperado, desta forma, estar contribuindo para disseminação de conhecimento científico de qualidade, facilitando a escolha dos seguidores da página por alimentos saudáveis, seguros para o consumo, com melhores formas de preparo, além da troca de informações sobre outros assuntos relacionados e pertinentes.
Keywords: Alimentos
Desinformação
Divulgação científica
Redes sociais
Foods
Disinformation
Science diffusion
Social networking
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::BROMATOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUTO, Laiza Pereira Gonçalves. Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Farmácia

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