Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20573
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Divisão sexual do trabalho e participação política das mulheres no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Marina das Neves
Orientador: Olivera, Margarita
Resumo: Ao analisar as diferentes formas históricas de organização social, econômica e política, é possível constatar que as mulheres têm a sua presença negada nos espaços da vida pública. Faz parte da organização social – marcada pelas relações patriarcais que são aprofundadas a partir da consolidação das relações capitalistas de produção – a construção de determinados papeis sociais de gênero que justificam uma divisão sexual do trabalho na qual mulheres e corpos feminizados são circunscritos ao âmbito do lar e às tarefas de reprodução da vida, que acontecem nos espaços privados. Tal exclusão é ainda mais notória no caso dos corpos racializados. Essa falta de representatividade nos espaços de discussão e tomada de decisões faz com que as problemáticas que atravessam a vida desses corpos subalternizados, como a violência, as múltiplas discriminações, a falta de acesso a bens e serviços públicos, a segregação no mercado de trabalho, a falta de oportunidades, a dependência econômica, a invisibilidade das tarefas de cuidados e até a centralidade da vida e a necessidade de ter uma relação harmônica e não exploratória dos corpos e corpos territórios, raramente sejam objeto do debate e da política pública. Além disso, as mulheres e corpos dissidentes que ousam se inserir nesses espaços reservados aos homens brancos, são alvo de ataques e constrangimentos como mecanismos de doutrinação e subalternidade. Nesse sentido, o presente trabalho busca entender quais são as relações entre a construção desses papeis sociais de gênero no contexto do capitalismo patriarcal e a exclusão das mulheres e dissidências dos espaços da política.
Palavras-chave: Economia feminista
Divisão sexual do trabalho
Participação política
Violência política
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BASTOS, Marina das Neves. Divisão sexual do trabalho e participação política das mulheres no Brasil. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MNBastos.pdf272.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.