Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20576
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização de algumas particularidades dinâmicas do asteróide Thule
Autor(es)/Inventor(es): Carvano, Jorge Marcio Ferreira
Tutor: Guillens, Sueli Aparecida
Resumen: Este trabalho visa a caracterização de alguns aspectos dinâmicos do asteróide Thule, através da integração numérica das equações exatas do movimento correspondentes ao problema restrito de três corpos e da aplicação do modelo simplificado para a ressonância de primeira ordem (Sessin-Bressane,1988) A integração é realizada através de um mapeamento simplético e de um integrador convencional(Bulirsh-Stoer), objetivando a possibilidade de maiores informações sobre a complexidade e a regularidade exibida pelo movimento. Durante o processo de integração numérica, valores das constantes do movimento associadas ao modelo integrável são calculados e posicionados no diagrama que norteia a classificação global do espaço de fase(Sessin,1981).Este procedimento foi proposto por S. Guillens er al (1994) no estudo da ressonância 3:1 e resultados promissores vem sendo obtidos como por exemplo,uma explanação para a zona de incerteza de Wisdom,que é considera da a principal responsável pela existência de caos em grande escala. Tal fato motivou a proposta deste projeto. Aqui, um fato interessante foi constatado,a conhecida característica de libração -circulação (Tsuchida, 1988, Stuchi,1991) foi reproduzida, quando da utilização do mapeamento simplético. Porém, a análise evolutiva das constantes do modelo, no diagrama de integrais primeiras,mostra que tal circulação é na verdade uma circulação - paradoxal, ou seja, a mudança de regimes se realiza sem o cruzamento de separatrizes, durante todo o intervalo de tempo considerado na integração numérica. A configuração do espaço de fase em cada ponto é sempre a mesma que aquela obtida com a aplicação usual do modelo simplificado.
Materia: Asteroides
Astronomia dinâmica
Sistema Solar
Asteroids
Dynamical astronomy
Solar system
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-feb-1996
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARVANO, Jorge Márcio Ferreira. Caracterização de algumas particularidades dinâmicas do asteróide Thule. 1996. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JMFCarvano.pdf4.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.