Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorThomaz, Carlos Augusto Silva dos Santos-
dc.contributor.authorValicente, Pedro Mendonça-
dc.date.accessioned2023-05-30T15:53:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVALICENTE, Pedro Mendonça. Més que un club: o valor de marca e a importância do direito marcário no futebol. 2022. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20637-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito Marcáriopt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectClubespt_BR
dc.subjectTrademark Lawpt_BR
dc.subjectTrademarkspt_BR
dc.subjectFootballpt_BR
dc.subjectClubspt_BR
dc.titleMés que un club: o valor de marca e a importância do direito marcário no futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9453128511091254pt_BR
dc.description.resumoO futebol é um esporte mundialmente conhecido e parte da cultura contemporânea, jogado em todos os continentes e arrastando multidões para os jogos. A presente monografia visa explicar a importância do registro de marca no futebol e dos elementos que fortalecem essa marca. Para isso, inicialmente, será feita uma breve análise do futebol e seus espectros na sociedade, passando de manifestação de violência para esporte, de esporte para cultura e de cultura para uma empresa e marca. Em seguida, será feito um aparato sobre direito marcário, o conceito de marca, princípios marcários e a classificação das marcas conforme tipo e forma. Após, serão vistas as principais marcas futebolísticas de 2021 em um comparativo com as principais marcas de 2010 para analisar quais fatores agregam valor a uma marca futebolística na Europa. Estudando o ambiente interno e os fatores externos ao clube é possível ampliar os horizontes sobre o que a marca de um clube representa. O mesmo será feito no Brasil apresentando os fatores que fazem com que as marcas sejam desvalorizadas em detrimento dos clubes europeus. Por fim, será abordada a importância e vantagens do registro marcário para os clubes protegerem, fortalecerem, lucrarem e aprimorarem ainda mais suas marcas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMValicente.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.