Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20637
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Més que un club: o valor de marca e a importância do direito marcário no futebol
Autor(es)/Inventor(es): Valicente, Pedro Mendonça
Orientador: Thomaz, Carlos Augusto Silva dos Santos
Resumo: O futebol é um esporte mundialmente conhecido e parte da cultura contemporânea, jogado em todos os continentes e arrastando multidões para os jogos. A presente monografia visa explicar a importância do registro de marca no futebol e dos elementos que fortalecem essa marca. Para isso, inicialmente, será feita uma breve análise do futebol e seus espectros na sociedade, passando de manifestação de violência para esporte, de esporte para cultura e de cultura para uma empresa e marca. Em seguida, será feito um aparato sobre direito marcário, o conceito de marca, princípios marcários e a classificação das marcas conforme tipo e forma. Após, serão vistas as principais marcas futebolísticas de 2021 em um comparativo com as principais marcas de 2010 para analisar quais fatores agregam valor a uma marca futebolística na Europa. Estudando o ambiente interno e os fatores externos ao clube é possível ampliar os horizontes sobre o que a marca de um clube representa. O mesmo será feito no Brasil apresentando os fatores que fazem com que as marcas sejam desvalorizadas em detrimento dos clubes europeus. Por fim, será abordada a importância e vantagens do registro marcário para os clubes protegerem, fortalecerem, lucrarem e aprimorarem ainda mais suas marcas.
Palavras-chave: Direito Marcário
Marcas
Futebol
Clubes
Trademark Law
Trademarks
Football
Clubs
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VALICENTE, Pedro Mendonça. Més que un club: o valor de marca e a importância do direito marcário no futebol. 2022. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMValicente.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.