Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20668
Type: | Trabalho de conclusão de especialização |
Title: | A formação matemática no Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Pereira, Gaspar Silveira Martins Rodrigues |
Abstract: | No passado o matemático foi autodidata e bem sucedido. A atual licenciatura em matemática é feita sob forma parcial. Inspira-se na formação dos tipos lógico e formal. Contraria a norma mundial, que é da formação integral, inspirada na Física e na Técnica. O confronto dos nossos programas curriculares com os programas franceses, que são modelos mundiais, confirma a isso. Como consequência prejudica-se o ensino matemático e a pesquisa, entre nós, assim como se reduz extraordinariamente o mercado de trabalho do licenciado em matemática. Os institutos não estão estruturados para atender a necessidade de uma adaptação a forma nova. Possuem poder que os tornam imunes a qualquer crítica, o que lhes garante um hermetismo conservador. Não há congregação e, portanto, não há a tribuna do debate construtivo. Não há condição para o exercício da pesquisa proveitosa. A supressão da Física Matemática e da Mecânica o que é absolutamente inexplicável só se verificou por falta de debate amplo. Reforma do ensino, relativa a criação de institutos é boa, mas foi mal aplicada. É urgente promover a reforma das normas instituídas pela lei do ensino de modo a dar ao instituto de matemática a missão que lhe deve realmente caber. |
Abstract: | Unavailable. |
Keywords: | Matemática Lógica Currículo Formação de professores |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Program: | Curso de Estudos de Problemas Brasileiros |
Production unit: | Fórum de Ciência e Cultura |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1973 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Estudos de Problemas Brasileiros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GSMR Pereira.pdf | 14.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.