Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20674
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Empacotamento de genes de resistência aos antimicrobianos em vesículas extracelulares produzidas por bactérias recuperadas de águas costeiras
Author(s)/Inventor(s): Costa, Stefanie Camargo da
Advisor: Picão, Renata Cristina
Co-advisor: Moreira, Roberto Guardatti Gambine
Abstract: A disseminação da resistência aos antimicrobianos (RAMs) aumenta a morbidade e letalidade das infecções, dificultando seu tratamento. Em espécies de bactérias gram-negativas a propagação desses genes tem afetado a eficácia de diversos antimicrobianos. A RAM emerge principalmente nas instituições de saúde, mas as bactérias resistentes não estão restritas a esses ambientes. A aquisição de genes de resistência aos antimicrobianos (GRAs) se deve a três principais mecanismos: conjugação, transdução e transformação. Porém, recentemente, foi descrita a aquisição de GRAs mediada por vesículas extracelulares (VEs), a vesidução. Estas estruturas são constituídas a partir da membrana celular, e podem empacotar uma ampla gama de moléculas do periplasma e citoplasma bacterianos. Embora alguns estudos tenham confirmado a atuação de VEs na transferência de GRAs em condições laboratoriais, o empacotamento de genes que conferem mecanismos de resistência cosiderados de alto risco para a saúde humana permanece pouco explorado. O objetivo do presente trabalho avaliar se VEs extraídas de bactérias coletadas do ambiente aquático são carreadoras de GRA. Para isso, foram estudadas cepas bacterianas previamente caracterizadas, isoladas de águas costeiras recreativas, portadoras de GRAs mediados por plasmídeos. Foram incluídas na coleção do estudo cepas resistentes aos carbapenemas pela produção de carbapenemases, incluindo Enterobacter kobei FL23, Klebsiella pneumonieae ST11-FLC262, Citrobacter werkmanii IncQ - LB887; e uma cepa resistente à polimixina pela produção de mcr, Escherichia coli ST683/CC155 - JP24. A extração de VEs foi realizada a partir de crescimento em meio sólido submetido a ultracentrifugações em PBS, e filtração por membranas com 0,45 micrômetros de poro, para garantir a retenção de células remanescentes. O material foi visualizado por meio de microscopia eletrônica de transmissão (MET), demonstrou a presença de filamentos proteicos e bacteriófagos interagindo com a amostra. A análise do tamanho da população de vesículas foi realizada por rastreamento de nanopartículas (NTA -Nanoparticle Tracking Analysis), cujo resultado demonstrou vesículas entre 100nm a 400nm. A presença de GRAs e dos grupos de incompatibilidade plasmidial dos replicons que carreiam esses genes foram pesquisados por meio da técnica de PCR antes e depois do tratamento das VEs com proteinase K e DNase. Os resultados apontaram para a presença dos genes de incompatibilidade plasmidial IncX3, IncU, IncX4, IncI1, IncQ1, IncA e IncR e dos genes blaNDM-1 e mcr-1.
Keywords: Genes de resistência
Anti-infecciosos
Vesículas extracelulares
Resistance genes
Anti-infective agents
Extracellular vesicles
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, S. C. da. (2023). Empacotamento de genes de resistência aos antimicrobianos em vesículas extracelulares produzidas por bactérias recuperadas de águas costeiras [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCCosta.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.