Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20748
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização de óleos vegetais com potencial uso cosmético
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Yasmin Louvain dos
Orientador: Pupe, Carolina Gonçalves
Coorientador: Barth, Thiago
Resumo: O Brasil é atualmente o quarto maior mercado mundial de cosméticos e seu grande potencial se dá devido a sua vasta biodiversidade. Os óleos vegetais são componentes importantes para o desenvolvimento de cosméticos para o tratamento, higiene e cuidado capilar e cutâneo. São misturas complexas compostas dos principais ácidos graxos utilizados em formulações cosméticas, como ácido linolênico, linoleico e oleico. A caracterização físico-química desses óleos permite maior compreensão da sua composição, estrutura, possíveis interações químicas, comportamento nos meios e compatibilidade com outros componentes, a fim de aprimorar as formulações cosméticas. O objetivo principal foi caracterizar os óleos vegetais de tucumã, buriti, maracujá e pracaxi e avaliar seu potencial uso em cosméticos. O fator de espalhabilidade dos óleos foi determinado utilizando o método de placa de vidro recoberta por gelatina. A densidade dos óleos foi determinada utilizando o picnômetro. A concentração de ácidos graxos livres (AGL) foi determinada através de uma titulação ácido-base com hidróxido de sódio e éter etílico. O EHL foi determinado através da metodologia de emulsões seriadas. Na análise de biocompatibilidade foi utilizado sangue humano e através da espectroscopia UV-Visível a 540 nm foi determinada a taxa de hemólise causada pelos óleos. O óleo de maracujá apresentou o maior fator de espalhabilidade (7,83 mm). Por sua vez, os óleos de buriti, tucumã e pracaxi, forneceram, respectivamente, os seguintes resultados de espalhabilidade, 7,17; 6,67 e 6,17 mm. As densidades dos óleos foram de 0,98 g/mL para o óleo de tucumã, 0,89 g/mL para o de pracaxi, 0,91 g/mL para o de buriti e 0,92 g/mL para o de maracujá. A concentração de AGL é expressa em % de ácido oleico, onde para o óleo de tucumã obteve-se 17,81%, para o de pracaxi 6,16%, 4,73% para o de buriti e 2,03% para o de maracujá. Todos os óleos vegetais apresentaram emulsões homogêneas com EHL 5,73. Os óleos de pracaxi e tucumã também foram homogêneos em EHL 6,76; e somente o de tucumã na emulsão de EHL 7,39. Os óleos de pracaxi, tucumã, buriti e maracujá apresentaram respectivamente, 9,41%, 7,94%, 0,79% e 0,01% de hemólise. A metodologia empregada possibilitou a caracterização físico-química e a comprovação da biocompatibilidade dos óleos testados que então se mostraram promissores para o desenvolvimento de novas formulações cosméticas. A perspectiva é desenvolver organogéis com os óleos do estudo e realizar a caracterização físico-química das formulações.
Palavras-chave: Caracterização
Óleos vegetais
Cosméticos
Characterization
Vegetable oils
Cosmetics
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REIS, Yasmin Louvain dos. Caracterização de óleos vegetais com potencial uso cosmético. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YLReis.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.