Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20826
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A descolonização da arte como meio de luta por direitos humanos da população LGBTI+: uma análise a partir da série televisiva Nós
Author(s)/Inventor(s): Costa, Valéria Lima da
Advisor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Abstract: Ante a efetividade seletiva dos Direitos Humanos entendidos conforme a teoria tradicional, a presente pesquisa busca repensá-los criticamente por meio da descolonização da arte em prol das lutas da população LGBTI+, tendo a série televisiva Nós como pano de fundo. O objetivo geral da composição é investigar as raízes responsáveis pela discriminação conferida ao público citado, além de debater a utilização da arte pela ótica cultural para ampliar suas alternativas de fazer valer projetos plurais e diversificados de dignidade. Para tanto, cumpre abordar os estudos descoloniais pelo prisma da alteridade nas dimensões do poder, do ser, do saber e do gênero. Ademais, é preciso examinar a teoria crítica dos Direitos Humanos, bem como a teoria crítica da cultura, ambas cunhadas por Joaquín Herrera Flores, discutindo as violações ocorridas em relação às dissidências de sexo, gênero e sexualidade. Assim, aproveitando revisão bibliográfica, seis episódios da manifestação artística analisada e conteúdos pertinentes encontrados em sites da internet, verifica-se que a arte descolonizada é um instrumento criativo e transgressor de luta por Direitos Humanos rumo a uma sociedade mais equânime e tolerante às diversidades, em especial para pessoas transgênero.
Keywords: Arte
Descolonialidade
Direitos humanos
População LGBTI+
Decolonialidad
Derechos humanos
Población LGBTI+
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Valéria Lima da. A descolonização da arte como meio de luta por direitos humanos da população LGBTI+: uma análise a partir da série televisiva Nós. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VLCosta.pdf501.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.