Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20857
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Investigação da atividade de extratos de Humiria balsamifera frente a patógenos hospitalares: estudo para valorização de uma espécie da Restinga de Jurubatiba
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Jéssyca Fernandes de
Tutor: Leal, Ivana Correa Ramos
Tutor : Muzitano, Michelle Frazão
Resumen: O reconhecimento da medicina convencional quanto ao uso de derivados de plantas é cada vez maior, pois diversos patógenos têm apresentado resistência frente aos antimicrobianos utilizados clinicamente. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar a atividade antibacteriana de extratos da espécie vegetal Humiria balsamifera utilizando bactérias isoladas de sítios de infecções hospitalares e promover o isolamento biomonitorado dos constituintes bioativos. Folhas e caules de H. balsamifera coletadas na Restinga de Jurubatiba foram submetidas à maceração em etanol à temperatura ambiente. O extrato bruto da folha (EBF) mais ativo foi submetido à partição líquido-líquido com n-hexano (HXA), diclorometano (DCL), acetato de etila,(AcOEt) butanol (BUOH) e água (AQ). Todos os extratos e frações foram avaliados à 128, 256 e 512 μg/mL frente a 32 bactérias, dentre elas, amostras de referência ATCC e clínicas. A fração AQ inibiu 1 bactéria (Acinetobacter baumanii) à 128 µg/mL, enquanto os demais não apresentaram atividade nesta concentração. À 256 µg/mL apenas o EBF e as frações AQ e AcOEt foram ativos, inibindo 2, 1, 2 amostras, respectivamente. A fração AQ mostrou a melhor atividade à 512 µg/mL, inibindo 14 bactérias. Nesta concentração, a fração em AcOEt, HXA, DCL, BUOH e o decocto inibiram 9, 6, 4, 1 e 1 bactéria(s), respectivamente, enquanto o EBF inibiu 7. Entre as bactérias inibidas pela fração HXA encontram-se Staphylococcus capitis, Staphylococcus epidermidis, Acinetobacter spp, Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus. A análise por cromatografia em camada fina da fração HXA utilizando anisaldeído sulfúrico sugeriu a presença de esqueletos terpênicos, classe química já descrita para H. balsamifera. A identificação foi confirmada por CG-EM, que revelou a presença de derivados triterpênicos, como os do tipo friedelan-3-ona, como majoritários. A HXA foi purificada por cromatografia em coluna tendo sido obtidas 390 sub-frações que foram reunidas por semelhança no comportamento cromatográfico e, posteriormente, analisadas por CG-EM, que indicou a presença de α- e β-amirina e friedelina. As substâncias purificadas foram ainda submetidas a análises por RMN-1H e -13C, HSQC, HMBC e COSY, que sugeriram a presença de um esqueleto terpenoidal em uma das frações. Os resultados alcançados são promissores e descrevem pela primeira vez a atividade antibacteriana de extratos de H. balsamifera frente à patógenos hospitalares.
Materia: Química farmacêutica
Produtos biológicos
Extratos vegetais -- Farmacologia
Antibacterianos
Infecção hospitalar
Humiria balsamifera
Chemistry, pharmaceutical
Biological products
Plant extracts – Farmacology
Anti-bacterial agents
Cross infection
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade de producción: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Jéssyca Fernandes de. Investigação da atividade de extratos de Humiria balsamifera frente a patógenos hospitalares: estudo para valorização de uma espécie da Restinga de Jurubatiba. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JFOliveira.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.