Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2086
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os discursos da mídia carioca: reflexões sobre a violência urbana e suas representações coletivas
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Fabíola Ortiz dos
Tutor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Tutor : Santos, Daniela Ortiz dos
Resumen: A pesquisa pretende trazer à luz um olhar atento acerca do discurso da mídia impressa carioca, lançando mão de questões travadas no campo da sociologia e da nova história. Esta propõe analisar a cobertura realizada pelos jornais O DIA e O GLOBO ao longo da semana subseqüente à operação no Complexo do Alemão, em 2007. E desse modo, indagar se as notícias apresentam a ‘pobreza’ como causa da criminalidade. Tal questionamento tem uma forma particularmente interessante utilizado pelo sociólogo Michel Misse e está inserido em suas reflexões sobre o conceito de sujeição criminal – entendido como potenciais sujeitos criminais àqueles residentes em locais pobres. Segundo Misse, o criminoso seria constituído por ‘uma essência ou uma marca indelével da qual o impede de retornar à sociedade ou ressocializar-se’. Ademais, o sociólogo nos leva a questionar se as notícias reproduzem o conceito de que a atividade ilícita do tráfico de drogas seria o principal componente da violência urbana a ser ‘combatido’. Sob esta abordagem, o estudo propõe verificar se a percepção social está incorporada ao discurso reproduzido pelos dois veículos de comunicação apresentados. O discurso jornalístico será analisado com a perspectiva dos profissionais de imprensa vistos como atores que se inserem no processo de construção de uma realidade. A imprensa não reflete a realidade, mas ajuda a construí-la e o jornalista, envolvido na dinâmica social, é um participante ativo na construção de uma representação coletiva.
Materia: Mídia carioca
Violencia urbana
Representação coletiva
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Fabíola Ortiz dos. Os discursos da mídia carioca: reflexões sobre a violência urbana e suas representações coletivas. 2008. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FOSantos.pdf11.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.