Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20872
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Articulação entre o centro de atenção psicossocial para crianças e adolescentes e a escola: desafios para a ação intersetorial
Author(s)/Inventor(s): Müller, Isabela Peçanha
Advisor: Teixeira, Melissa Ribeiro
Abstract: O desdobramento desta pesquisa elaborada para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Terapia Ocupacional, se deu a partir da ideia de que a construção da rede pública em saúde mental de criança e adolescente (SMCA) pode ser favorecida caso a articulação entre os serviços de saúde mental e a educação seja potente, atentando-se aos problemas de SMCA, favorecendo assim o cuidado e o trabalho intersetorial. Esta pesquisa buscou analisar os desafios na articulação entre a escola e o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, descrevendo e analisando os encaminhamentos entre a escola e o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, identificando as demandas oriundas da educação para a saúde mental e as possíveis parcerias no cuidado do caso. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, de base qualitativa, que adotou como abordagem de estudo de caso a relação do CAPSi com a educação, e para a análise dessa informação foram adotadas como estratégias: a observação participante e análise documental. Foi possível identificar uma importante falha na articulação do CAPSi com a escola, o que contribui para pensarmos nos encaminhamentos e nas demandas oriundas da educação para a saúde mental, fica evidente a necessidade de ampliar ações em saúde mental, conscientizar a colaboração e corresponsabilização intersetorial e consolidar parcerias entre os diferentes setores para a efetivação da rede ampliada em saúde mental de crianças e adolescentes.
Keywords: Saúde mental
Criança
Adolescente
Educação
Promoção da saúde
Serviços de saúde mental
Mental health
Child
Adolescent
Education
Health promotion
Mental health services
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Production unit: Faculdade de Medicina
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MÜLLER, Isabela Peçanha. Articulação entre o centro de atenção psicossocial para crianças e adolescentes e a escola: desafios para a ação intersetorial. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMuller.pdf650.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.