Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20898
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da influência da granulometria no reaproveitamento de resíduos de porcelanato para a obtenção de ecomateriais
Autor(es)/Inventor(es): Simões, Bruna Beck
Orientador: Almeida, Valéria Castro de
Coorientador: Marques, Everton Gripa
Resumo: Dos produtos cerâmicos comercializados, o porcelanato se destaca como um material de revestimento que apresenta as melhores características técnicas e estéticas. Mesmo com uma ótima evolução no processamento de cerâmica, ainda existe uma grande quantidade de resíduo produzido, que sem uma técnica de disposição final se torna um passivo ambiental. A eliminação inadequada de tais resíduos provoca a degradação do meio ambiente e a contaminação dos mananciais de água e do solo, gerando um alto custo para a sociedade na sua remoção e tratamento. Uma alternativa a esse obstáculo seria minimizar a geração de resíduos destinados aos locais de despejo destes materiais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da granulometria nas características físico-mecânicas dos corpos cerâmicos feitos a partir da reutilização de resíduos de porcelanato de diferentes tamanhos, queimados a 1200 °C. Os corpos de prova foram produzidos a partir de porcelanato polido e porcelanato esmaltado e submetidos a testes de retração linear, absorção de água, porosidade aparente e tensão de ruptura à flexão. A influência da granulometria foi observada e apresentou comportamentos diferenciados para as duas matérias primas utilizadas. Na produção do material à base do resíduo de porcelanato polido, a granulometria é um parâmetro que deve ser levado em consideração, visto que só é possível realizar a conformação por prensagem utilizando-se o tamanhos de partículas menores ou igual a 200 mesh. Já no material à base de porcelanato esmaltado, a granulometria não se manifesta de modo incisivo. Os dados obtidos demonstraram a viabilidade de produzir um material de alta qualidade sem a necessidade de se trabalhar na faixa granulométrica abaixo de 115 mesh, diminuindo assim o custo de moagem.
Palavras-chave: Cerâmicas
Granulometria
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::CERAMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SIMÕES, Bruna Beck. Avaliação da influência da granulometria no reaproveitamento de resíduos de porcelanato para obtenção de ecomateriais. 2018. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BBSimões.pdf915.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.