Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20917
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As sombras no 'Era uma vez': símbolos, ensinamentos e reflexões sobre os contos de fadas
Author(s)/Inventor(s): Barboza, Isabella de Souza Lúcio
Advisor: Ji, Renan
Abstract: Com o passar dos anos, as histórias infantis são transmitidas como narrativas belas e edificantes, visando entreter e educar o público infantil, além de, por meio de tais contos, despertar o desejo pela leitura nas crianças, que muitas vezes veem a literatura infanto-juvenil como uma porta para a imaginação livre. Seguindo tal reflexão, esta monografia tem como objetivo analisar a natureza dos contos infantis, que foram passados de geração em geração, através da oralidade, investigando a sua origem histórica e diferentes interpretações. As obras de Charles Perrault e H. C. Andersen serão analisadas objetivando um mergulho profundo no mundo dos contos e nas mensagens por trás das narrativas variadas. A partir dessas considerações mais gerais sobre os contos de fada, a história de João e Maria será tomada como caso emblemático de análise, a partir das obras literárias dos Irmãos Grimm, Joseph Jacobs e Neil Gaiman, além da adaptação cinematográfica voltada para o público infantil contemporâneo, Conto das bruxas (2020), dirigido por Osgood Perkins. Por fim, será levado em consideração que tais contos fazem parte de um meio literário interessante, necessário e motivador do conhecimento, contribuindo para o processo de amadurecimento, imaginação e reflexão interna da criança.
Keywords: Literatura infanto-juvenil
Contos de fadas
Contos infantis
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISLBarboza.pdf487.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.