Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20931
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Adaptando a técnica de titulação para pessoas com deficiência visual: proposta de um protótipo baseado em análise de imagens e processamento de dados
Autor(es)/Inventor(es): Tourinho, Marcella Mesquita
Orientador: Montalvão, Vinícius Tadeu Kartnaller
Resumo: Uma das técnicas mais comuns e desafiadoras no laboratório são as titulações. Elas se baseiam na reação entre um reagente de concentração conhecida e um analito, a fim de quantificá-lo. Em muitos casos a identificação do seu ponto final é detectada por uma alteração física visível de um indicador, o que a torna inacessível classicamente para pessoa com deficiência (PcD) visual. O acesso à educação para PcD é pautado na constituição desde 1961, mas apenas em 2017 as universidades federais passaram a ter parte de suas vagas destinadas para elas, o que gerou um processo de adaptação dos seus cursos e infraestrutura. Nesse contexto, o Instituto de Química/UFRJ encontrou barreiras na química experimental, tendo a titulação como uma das questões. Um dos métodos capazes de substituir o uso da visão nessa técnica é a análise de imagem, que pode ser feita com o uso de uma webcam para a leitura no sistema de cores RGB (Red-Green-Blue ou Vermelho-Verde-Azul, em português), que captura e converte intensidade de luz em sinal expresso em termos de intensidades dessas cores. A partir desse contexto, consultou-se a literatura a fim de capturar trabalhos onde essa técnica havia sido bem-sucedida, dentro e fora do viés de acessibilidade e, desse estudo, propôs-se utilizar o software RGBview, que realiza análise de imagem em tempo real e sua adaptação para PcD visual através de acoplamento de som, pois acreditava-se que isso seria capaz de fornecer à PcD a assimilação da reação química envolvida no processo, dando independência e autoconfiança no laboratório e provocando sentimentos equivalentes aos demais alunos videntes na realização da técnica. O método foi testado perante indicadores comumente usados nas aulas práticas de titulação na graduação, com transições de coloração diferentes: fenolftaleína, alaranjado de metila, verde de bromocresol e negro de eriocromo T. Os gráficos gerados foram tratados e transformados em um sinal sonoro indicativo do processo de titulação. O protótipo final foi proposto de acordo com a vivência dos experimentos e a pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Titulação
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
Química experimental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

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