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dc.contributor.advisorSilva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.authorFerreira, Luana Marques-
dc.date.accessioned2023-06-30T19:16:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20949-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismo ambientalpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectContaminação químicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPopulações marginalizadaspt_BR
dc.subjectTemas geradorespt_BR
dc.titleA injustiça ambiental tem nome, cor e endereço: uma proposta de sequência didática que promove o pensamento crítico no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5775068265914502pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Lohrene de Lima da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422680013024398pt_BR
dc.contributor.referee1Nery, Aline Silva Dejosi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977007941686895pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441pt_BR
dc.description.resumoA injustiça ambiental é causada por ações das quais os danos ambientais recaem em maior peso sobre populações mais vulneráveis socialmente. As discussões sobre o tema surgiram na efervescência da luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos da América (EUA). Ativistas e estudiosos constataram que essas ações voltadas a conflitos ambientais eram endereçadas majoritariamente a grupos étnicos desfavorecidos pela sociedade estadunidense. Foi então que se definiu o conceito de racismo ambiental como decisões políticas - explicitamente racista ou não - que impactam regiões ocupadas predominantemente por pessoas de uma etnia específica. Com a evolução do estudo academicamente nos EUA e ganhando destaque internacional, intelectuais e ativistas brasileiros começaram a debater sobre este tema no contexto nacional. Diante de dados que evidenciam numerosos casos de conflitos socioambientais no Brasil, e sabendo que esta temática ainda é pouco discutida, o presente trabalho buscou revelar a importância de levar o debate sobre racismo ambiental para a sala de aula. Portanto, foi proposta uma sequência didática com discussões sobre as consequências da contaminação química em áreas ocupadas por populações marginalizadas. Por este prisma, o Ensino de Química com ênfase em Educação Ambiental Crítica traz uma prática educativa inovadora, tecendo o conjunto Meio Ambiente, Ensino de Química e Raça.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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