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http://hdl.handle.net/11422/20949
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Luana Marques | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T19:16:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20949 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo ambiental | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Contaminação química | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Populações marginalizadas | pt_BR |
dc.subject | Temas geradores | pt_BR |
dc.title | A injustiça ambiental tem nome, cor e endereço: uma proposta de sequência didática que promove o pensamento crítico no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5775068265914502 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Lohrene de Lima da | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422680013024398 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nery, Aline Silva Dejosi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2977007941686895 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7975299434600441 | pt_BR |
dc.description.resumo | A injustiça ambiental é causada por ações das quais os danos ambientais recaem em maior peso sobre populações mais vulneráveis socialmente. As discussões sobre o tema surgiram na efervescência da luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos da América (EUA). Ativistas e estudiosos constataram que essas ações voltadas a conflitos ambientais eram endereçadas majoritariamente a grupos étnicos desfavorecidos pela sociedade estadunidense. Foi então que se definiu o conceito de racismo ambiental como decisões políticas - explicitamente racista ou não - que impactam regiões ocupadas predominantemente por pessoas de uma etnia específica. Com a evolução do estudo academicamente nos EUA e ganhando destaque internacional, intelectuais e ativistas brasileiros começaram a debater sobre este tema no contexto nacional. Diante de dados que evidenciam numerosos casos de conflitos socioambientais no Brasil, e sabendo que esta temática ainda é pouco discutida, o presente trabalho buscou revelar a importância de levar o debate sobre racismo ambiental para a sala de aula. Portanto, foi proposta uma sequência didática com discussões sobre as consequências da contaminação química em áreas ocupadas por populações marginalizadas. Por este prisma, o Ensino de Química com ênfase em Educação Ambiental Crítica traz uma prática educativa inovadora, tecendo o conjunto Meio Ambiente, Ensino de Química e Raça. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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