Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20949
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A injustiça ambiental tem nome, cor e endereço: uma proposta de sequência didática que promove o pensamento crítico no ensino de química |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Luana Marques |
Tutor: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
Tutor : | Silva, Lohrene de Lima da |
Resumen: | A injustiça ambiental é causada por ações das quais os danos ambientais recaem em maior peso sobre populações mais vulneráveis socialmente. As discussões sobre o tema surgiram na efervescência da luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos da América (EUA). Ativistas e estudiosos constataram que essas ações voltadas a conflitos ambientais eram endereçadas majoritariamente a grupos étnicos desfavorecidos pela sociedade estadunidense. Foi então que se definiu o conceito de racismo ambiental como decisões políticas - explicitamente racista ou não - que impactam regiões ocupadas predominantemente por pessoas de uma etnia específica. Com a evolução do estudo academicamente nos EUA e ganhando destaque internacional, intelectuais e ativistas brasileiros começaram a debater sobre este tema no contexto nacional. Diante de dados que evidenciam numerosos casos de conflitos socioambientais no Brasil, e sabendo que esta temática ainda é pouco discutida, o presente trabalho buscou revelar a importância de levar o debate sobre racismo ambiental para a sala de aula. Portanto, foi proposta uma sequência didática com discussões sobre as consequências da contaminação química em áreas ocupadas por populações marginalizadas. Por este prisma, o Ensino de Química com ênfase em Educação Ambiental Crítica traz uma prática educativa inovadora, tecendo o conjunto Meio Ambiente, Ensino de Química e Raça. |
Materia: | Racismo ambiental Direitos humanos Cidadania Ensino de química Contaminação química Educação ambiental Populações marginalizadas Temas geradores |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana Marques Ferreira.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.