Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20997
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma análise do princípio da seletividade e a tributação do ICMS nos setores de energia elétrica e de telecomunicações
Author(s)/Inventor(s): Bernardo, Luiza Telles Martins
Advisor: Siqueira, Vanessa Huckleberry Portella
Abstract: A cobrança de tributos nas suas mais variadas espécies representa, para o contribuinte, objeto de patentes questionamentos, o que se vê de maneira ainda mais premente nas exações relativas à impostos, a saber, tributos que tem como fato gerador uma demonstração de riqueza por parte do contribuinte, consubstanciando-se em uma exação tributária a ser arcada por este. Nesse âmbito de fortes controvérsias insere-se o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobre o qual o legislador buscou estabelecer importantes limitações direcionadas ao ente tributante visando, ao fim e ao cabo, a proteção do contribuinte de uma exação exacerbada. Como uma dessas formas de tutela tem-se a expressão legal do princípio da seletividade, aplicável sobre o ICMS por força do art. 155, parágrafo 2º, inciso III da Constituição da República. É sobre essa limitação constitucional que o presente trabalho busca explanar, especialmente no que concerne a sua aplicabilidade sobre o ICMS cobrado sobre serviços de energia elétrica e telecomunicações, vez que objeto de relevantíssimas discussões envolvendo, em última instância, o bem a que mais se deve proteção, a dignidade da pessoa humana intrínseca ao contribuinte-cidadão.
Keywords: ICMS
Seletividade Tributária
Mínimo Existencial
Energia Elétrica
Telecomunicação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BERNARDO, Luiza Telles Martins. Uma análise do princípio da seletividade e a tributação do ICMS nos setores de energia elétrica e de telecomunicações. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LTMBernardo.pdf424.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.