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http://hdl.handle.net/11422/21015
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Quintans, Mariana Trotta Dallalana | - |
dc.contributor.author | Campos, Yuri Reis | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T17:24:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Yuri Reis. As ocupações escolares de 2015 e 2016 sob o olhar do judiciário: análise de casos judicializados no sudeste brasileiro. 2022. 168 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21015 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ocupação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Judiciário | pt_BR |
dc.subject | Occupation | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Judiciary | pt_BR |
dc.title | As ocupações escolares de 2015 e 2016 sob o olhar do judiciário: análise de casos judicializados no sudeste brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4242484568301137 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ocupar e resistir, era o lema de milhares de crianças, adolescentes e jovens que ocuparam suas escolas no período de 2015 e 2016 no Brasil, buscando por melhores condições de ensino e questionando democracia na educação, outras formas de ensinar, lutando contra cortes em investimento e medidas legislativas retrógradas, obtendo, em alguns casos, total, parcial ou pouco sucesso. No entanto, o Poder Público, a mídia e a sociedade nem sempre aprovavam as ocupações, denominando-as de invasões. E os magistrados, com o poder de decidir, também se posicionavam contra ou a favor da luta secundarista. De acordo com a Teoria do Confronto Político de Sidney Tarrow (2007), fatores distintos podem significar aos movimentos sociais uma oportunidade ou restrição a seu engajamento no confronto político, dentre os quais incluo o Judiciário, que oportuniza ou restringe os movimentos cuja ação coletiva seja ocupação. Pensando, assim, no papel decisivo que tinha o Poder Judiciário no destino de uma ocupação escolar, quando era acionado para sobre elas se pronunciar, o presente trabalho, por meio de pesquisa de jurisprudência, desvenda o olhar do Judiciário sobre as ocupações escolares do Sudeste brasileiro no período de 2015-2016 a partir dos casos judicializados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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