Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21026
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Novas tecnologias para geração de bioeletricidade
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Gabriella de Albuquerque Mello
Tutor: Dias, Isabelli do Nascimento
Tutor : Bassin, João Paulo
Resumen: O aquecimento global e o crescente aumento da demanda por energia incentivam a busca por novas alternativas energéticas que diminuam a dependência de combustíveis fósseis, reduzam o impacto ambiental gerado pelos mesmos e diversifiquem a matriz energética mundial. Este trabalho aborda as Células Combustíveis Microbianas (CCM) como tecnologia promissora para geração de energia elétrica. As CCM são capazes de oxidar a matéria orgânica através do metabolismo microbiano, convertendo a energia presente nas ligações químicas do substrato em energia elétrica e possibilitando diversas aplicações. Existem diferentes configurações de CCM e são utilizados diversos substratos e microrganismos. As Células Combustíveis Microbianas apresentam aplicações reais e laboratoriais nas mais diversas áreas, incluindo não só a produção de energia elétrica, como também o tratamento de águas residuárias, biorremediação, produção de biohidrogênio e utilização como biossensores. Apesar de despertar interesse devido à geração energética sustentável, a tecnologia ainda apresenta algumas limitações na utilização de efluentes industriais. A baixa potência gerada, assim como o alto custo dos materiais utilizados impossibilitam o aumento de escala, fazendo com que a tecnologia seja pouco explorada. Se torna necessário, portanto, o estudo aprofundado do metabolismo microbiano, juntamente com a descoberta de novos materiais e desenvolvimento de diferentes configurações de CCM, permitindo uma maior geração de energia. O aumento da eficiência apresentada pelas CCM pode, futuramente, contribuir para que as mesmas se tornem uma das principais fontes de geração de energia elétrica no mundo. Entretanto, somente com o aprimoramento da tecnologia que as CCM se tornarão comercialmente atrativas e economicamente viáveis.
Materia: Bioeletricidade
Célula combustível microbiana
CCM
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALVES, Gabriella de Albuquerque Mello. Novas tecnologias para geração de bioeletricidade. 2018. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Engenharia de Bioprocessos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GAMAlves.pdf984.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.