Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21043
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Isolamento e análise de micro-organismos em processos cervejeiros, comparando-se metodologia convencional e Petrifilm BAL
Autor(es)/Inventor(es): Moretti, Letícia Korin
Orientador: Pereira, Karen Signori
Coorientador: Justo, Thaís Fernandes
Resumo: A cerveja é um produto considerado estável microbiologicamente por ser uma matriz com condições adversas para o desenvolvimento de grande parte dos micro-organismos. Apesar disso, alguns são capazes de causar a deterioração da bebida e diversas etapas produtivas são fontes de contaminação. Dentre os micro-organismos deterioradores, a maior parte dos casos (até 70%) ocorre pela presença de bactérias ácido láticas. Existem métodos tradicionalmente utilizados para a detecção de micro-organismos ao longo da cadeia produtiva. Porém, devido a diversos interferentes nestes métodos, novas técnicas estão sendo desenvolvidas recentemente, os chamados métodos rápidos. O presente estudo teve como objetivo a comparação de dois meios de cultura convencionais destinados a bactérias ácido láticas com um método alternativo. Foram analisados grãos maltados, amostras ambientais de uma planta de produção de cervejas artesanais e o resíduo produzido. Foi realizada a contagem total (expressa em logUFC/mL) para a comparação dos meios convencionais de Man, Rogosa e Sharpe (MRS) e Orange Serum Agar (OSA) e o Petrifilm®. Foram isoladas algumas colônias com base em seu comportamento de crescimento. Estes isolados foram submetidos à caracterização microbiológica bem como à identificação utilizando espectrometria de massas. A contagem total das amostras resultou em valores entre 0,00 e 5,03 logUFC/mL. Desta forma foi possível observar a maior seletividade do Petrifilm com relação aos meios convencionais, visto que as contagens referentes aquele meio foram menores para a maior parte das amostras. A caracterização e identificação microbiológica permitiram observar a presença de bactérias Gram-positivas e leveduras tanto no MRS como no OSA. Este resultado reflete a menor seletividade destes meios, permitindo o desenvolvimento de uma maior variedade de micro-organismos. Por outro lado, percebeu-se, além de bactérias Gram-positivas, a presença de leveduras em dois isolados do Petrifilm. A identificação destes micro-organismos em um meio seletivo para bactérias láticas indica que, apesar da tecnologia aplicada, esta linhagem de leveduras encontrou condições para seu desenvolvimento. Desta forma, é possível concluir que o Petrifilm apresenta maior seletividade microbiológica quando comparado com os meios convencionais, embora pareça não ser suficiente para o desenvolvimento exclusivo de bactérias ácido láticas.
Palavras-chave: Cerveja
Produção
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORETTI, Letícia Korin. Isolamento e análise de micro-organismos em processos cervejeiros, comparando-se metodologia convencional e petrifilm BAL. 2018. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LKMoretti.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.