Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21067
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Perspectivas da Lei nº 13.257/16: políticas públicas e infância como território de articulação e potência
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Sophia Wolff
Orientador: Arosa, Armando de Castro Cerqueira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral defender as políticas públicas e a infância como território comum de possibilidade diante da atual sociedade e seus assombramentos. Os objetivos específicos são: conceituar as políticas públicas bem como explicitar suas etapas; desenvolver a ideia de infância como uma via do prazer de viver e, por fim, articular as concepções de infância na perspectiva da Lei n o 13.257/16, uma vez que tal legislação guia políticas, concepções, diretrizes e ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos no Brasil. A política pública é o espaço de consolidação da democracia, da justiça social, da manutenção do poder e da felicidade das pessoas. A infância é o lugar de esperança, é acreditar em um Brasil encantado, em permanente luta contra o Brasil que é só desencanto (RUFINO & SIMAS, 2019, p. 45). Ambos se configuram em um território onde é possível potencializar, criar, imaginar, brincar com o mundo que nos está dado, visando àquilo que desejamos e acreditamos como sociedade.
Palavras-chave: Política pública
Infância
Educação e sociedade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Mai-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTRO, Sophia Wolff. Perspectivas da Lei nº 13.257/16: políticas públicas e infância como território de articulação e potência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
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