Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/210
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da voz nos discursos de telejornais.
Autor(es)/Inventor(es): Zanelli, Luciana Silva
Orientador: Becker, Beatriz
Resumo: A voz na comunicação do telejornalista. A importância da utilização da voz profissional de forma correta, garantindo aos repórteres e apresentadores de TV um desempenho eficiente e que transmita credibilidade para o telespectador. Por meio da orientação especializada de um fonoaudiólogo, e da compreensão de alguns conceitos entre os quais, qualidade vocal, características da voz, métodos preventivos e técnicas vocais, é feita uma análise dos reflexos na atuação dos telejornalistas. Ilustrando o trabalho são apresentados alguns depoimentos de repórteres e apresentadores sobre suas experiências em relação ao uso da voz profissionalmente, e a visão de fonoaudiólogos especialistas em voz sobre como garantir um desempenho mais eficiente com um menor esforço vocal. Como forma de complementar a pesquisa, é apresentada uma proposta de criação do Laboratório Experimental da Voz para os alunos de comunicação da Escola de Comunicação em parceria com o curso de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Voz
Telejornalismo
Repórter
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ZANELLI, Luciana Silva. A importância da voz nos discursos dos telejornais. 2004. 52f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Zanelli.pdf241.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.