Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21103
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do processo ensino-aprendizagem sobre suporte básico de vida em um grupo de estudantes do ensino médio de uma Escola Federal
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the process of teaching-learning of basic life support in high-school students of a federal school
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Renata Carneiro da
Orientador: Goudouris, Ekaterini Simões
Coorientador: Figueiredo, Otávio Henrique dos Santos
Resumo: Muitos artigos descreveram a eficácia do ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes do Ensino Médio, entretanto, não identificamos artigos que também ensinam SBV pediátrico. Objetivo: avaliar o processo de ensino-aprendizagem sobre o SBV em um grupo de alunos do Ensino Médio, verificar se seu conhecimento e suas habilidades em SBV melhoram após o curso de SBV pediátrico e adulto, e verificar se há exposição ao os pré- testes melhoraria os resultados dos pós-testes. Métodos: 161 alunos do Ensino Médio de uma escola federal brasileira receberam um curso teórico-prático com vídeo-aula e aula de simulação em SBV Pediátrico e Adulto incluindo ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com uso do desfibrilador externo automático (DEA) e manobras de desobstrução de engasgo, sendo divididos em dois grupos (A e B) pareados por sexo, ano e série de admissão na escola. O grupo A foi submetido a pré-testes e pós-testes com questionário e praticantes com listas de verificações, enquanto o grupo B fez apenas os pós-testes. A avaliação teórica consistiu em um questionário de múltipla escolha elaborado para este estudo e a prática incluiu listas de verificação de habilidades para RCP e manobras de engasgo. Também preencheram ficha de identificação e avaliação do curso. Resultados: Os grupos tiveram características semelhantes. Houve um ganho significativo no conhecimento e nas habilidades de SBV em todos os pré-testes para os pós-testes do grupo A em comparação com os pré-testes (P <0,001). Ambos os grupos tiveram resultados semelhantes nos pós- testes, com exceção da manobra de Heimlich, na qual o grupo B foi superior ao A (P: 0,04), mas o motivo para isso não ficou claro. As aprovações nos pós-testes de RCP para os grupos A e B foram semelhantes (P> 0,05) com os respectivos valores de 26% vs. 25% em bebês, 67% vs. 61% em crianças e 54% vs. 60% em adultos. O aprendizado na RCP do bebê foi menor do que na RCP da criança e adulto (p <0,05) secundário a mais erros na abordagem inicial e compressões torácicas na RCP do bebê. Houve uma correlação positiva entre socorristas com peso igual ou superior a 50 kg e compressões torácicas de alta qualidade em adultos (P: 0,03), mas não houve correlação dessa faixa de peso com compressões torácicas de alta qualidade em bebês e crianças com (P:0,3). Conclusões: houve um ganho significativo no conhecimento e nas habilidades de SBV após o curso de SBV. A exposição ao pré-teste não deixou os resultados do grupo A melhores do que o grupo B no pós-teste. O aprendizado foi menor na RCP do bebê em comparação com a RCP da criança e do adulto (P <0,05) secundário a mais erros na abordagem inicial e compressões torácicas na RCP do bebê. O grupo B teve resultado superior na manobra de Heimlich que o grupo A, mas não encontramos razão clara para isso. Houve uma correlação positiva entre socorristas com peso igual ou superior a 50 kg e compressões torácicas de alta qualidade em adultos.
Resumo: Many articles have described the effectiveness of teaching Basic Life Support (BLS) for high school students, however, we have not identified articles that also teach pediatric BLS. Ob- jective: to evaluate the teaching-learning process about BLS in a group of high school stu- dents, to check if their knowledge and skills in BLS improve after the pediatric and adult BLS course, and to check if there is exposure to pretests would improve the results of the post- tests. Methods: 161 high school students from a brazilian federal school received a theoreti- cal-practical course with video class and simulation class in Pediatric and Adult BLS including cardiopulmonary resuscitation (CPR) using the automatic external defibrillator (DEA) and choking unblocking maneuvers, divided into two groups (A and B) paired by gender, year and grade of admission to the school. Group A was subjected to pre-tests and post-tests with a questionnaire and practitioners with checklists, while group B only did the post-tests. The theoretical assessment consisted of a multiple-choice questionnaire designed for this study and the practice included skill checklists for CPR and choking maneuvers. They also filled out a course identification and evaluation form. Results: The group A (n:76) and B (n:85) had similar characteristics. There was a significant gain in BLS knowledge and skills in all pre-tests for group A post-tests compared to pre-tests (P <0.001). Both groups had similar results in the post-tests, except for the Heimlich maneuver, in which group B was superior to A (P: 0.04), but the reason for this was not clear. Approvals in the CPR post-tests for groups A and B were similar (P> 0.05) with the respective values of 26% vs. 25% in babies, 67% vs. 61% in children and 54% vs. 60% in adults. Learning in baby CPR was less than in child and adult CPR (P<0.05) secondary to more errors in the initial approach and chest compressions in baby CPR. There was a positive correlation between rescuers weighing 50 kg or more and high- quality chest compressions in adults (P: 0.03), but there was no correlation of this weight range with high-quality chest compressions in babies and children with (P: 0.3). Conclusions: there was a significant gain in BLS knowledge and skills after the BLS course. Exposure to the pre-test did not leave the results of group A better than group B in the post-test. Learning was lower in baby CPR compared to child and adult CPR (P <0.05) secondary to more errors in the initial approach and chest compressions in baby CPR. Group B had a better result in the Heimlich maneuver than group A, but we did not found any clear reason for this. There was a positive correlation between rescuers weighing 50 kg or more and high-quality chest compressions in adults.
Palavras-chave: Reanimação cardiopulmonar
Obstrução das vias respiratórias
Estudantes
Ensino fundamental e médio
Cardiopulmonary resuscitation
Airway obstruction
Students
Education, primary and secondary
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil
Unidade produtora: Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Fev-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRUZ, Renata Carneiro da. Avaliação do processo ensino-aprendizagem sobre suporte básico de vida em um grupo de estudantes do ensino médio de uma Escola Federal. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Materno-Infantil) - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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