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dc.contributor.advisorTavares Junior, Frederico Augusto-
dc.contributor.authorAlves, Ana Beatriz Chaves-
dc.date.accessioned2023-07-12T18:28:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:57Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationALVES, Ana Beatriz Chaves. Os desafios da estratégia de ESG na comunicação empresarial: uma análise de discursos da marca Nubank. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21108-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNubankpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.titleOs desafios da estratégia de ESG na comunicação empresarial: uma análise de discursos da marca Nubankpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.referee2Refkalefsky, Eduardo-
dc.description.resumoSustentabilidade em suas distintas formas é discutida há muitas décadas em fóruns internacionais. Porém, nos anos recentes, impactou potencialmente os discursos e estratégias corporativas sob o acrônimo ESG — que se refere à inclusão de critérios ligados ao Meio Ambiente (Environmental, em inglês), Social (Social, em inglês) e Governamentais (Governamental, em inglês) no modus operandi dos negócios. Nesse contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso visa compreender como a popularização do mencionado acrônimo modificou o fazer comunicacional publicitário das corporações, utilizando-se de um recorte do mercado brasileiro que será estudado através da análise dos discursos de uma importante empresa inovadora nacional, o Nubank. A construção do trabalho atravessa reflexões de como as mudanças mercadológicas provocadas pela metamorfose do capitalismo contemporâneo popularizada através do termo ESG impactaram a estratégia de criação de valor da marca, tendo em voga seu processo de abertura de capital do ano de 2021 — a mais proeminente do período. Tendo, assim, como objetivo central estudar como a marca absorveu a tendência em seus atos discursivos como estratégia. Esse processo de análise será realizado com embasamento metodológico desenvolvido por Milton José Pinto em sua obra Comunicação e Discurso: Introdução à Análise do Discurso (2002) e como apoio da metodologia de Norman Fairclough, segundo sua obra Discurso e Mudança Social (2001). Através dos quais foi possível desenhar um recorte dialético comparativo por meio do estudo de discursos do texto comunicacional, contexto institucional e contexto sócio-político do banco digital que mudou o mercado financeiro do país. Assim, o trabalho aponta que as transformações sofridas pela comunicação empresarial da marca Nubank incorporaram as estratégias ESG em voga no mercado como estratégia de reestruturação de valor agregado, visando melhor colocação no mercado e aumento de valor ao empregar tendências de posicionamento sustentável de forma coesa como preparação para a oferta pública de capital do banco digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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