Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21108
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os desafios da estratégia de ESG na comunicação empresarial: uma análise de discursos da marca Nubank
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Ana Beatriz Chaves
Tutor: Tavares Junior, Frederico Augusto
Resumen: Sustentabilidade em suas distintas formas é discutida há muitas décadas em fóruns internacionais. Porém, nos anos recentes, impactou potencialmente os discursos e estratégias corporativas sob o acrônimo ESG — que se refere à inclusão de critérios ligados ao Meio Ambiente (Environmental, em inglês), Social (Social, em inglês) e Governamentais (Governamental, em inglês) no modus operandi dos negócios. Nesse contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso visa compreender como a popularização do mencionado acrônimo modificou o fazer comunicacional publicitário das corporações, utilizando-se de um recorte do mercado brasileiro que será estudado através da análise dos discursos de uma importante empresa inovadora nacional, o Nubank. A construção do trabalho atravessa reflexões de como as mudanças mercadológicas provocadas pela metamorfose do capitalismo contemporâneo popularizada através do termo ESG impactaram a estratégia de criação de valor da marca, tendo em voga seu processo de abertura de capital do ano de 2021 — a mais proeminente do período. Tendo, assim, como objetivo central estudar como a marca absorveu a tendência em seus atos discursivos como estratégia. Esse processo de análise será realizado com embasamento metodológico desenvolvido por Milton José Pinto em sua obra Comunicação e Discurso: Introdução à Análise do Discurso (2002) e como apoio da metodologia de Norman Fairclough, segundo sua obra Discurso e Mudança Social (2001). Através dos quais foi possível desenhar um recorte dialético comparativo por meio do estudo de discursos do texto comunicacional, contexto institucional e contexto sócio-político do banco digital que mudou o mercado financeiro do país. Assim, o trabalho aponta que as transformações sofridas pela comunicação empresarial da marca Nubank incorporaram as estratégias ESG em voga no mercado como estratégia de reestruturação de valor agregado, visando melhor colocação no mercado e aumento de valor ao empregar tendências de posicionamento sustentável de forma coesa como preparação para a oferta pública de capital do banco digital.
Materia: Nubank
Sustentabilidade
Propaganda
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 27-jun-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALVES, Ana Beatriz Chaves. Os desafios da estratégia de ESG na comunicação empresarial: uma análise de discursos da marca Nubank. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AAlves.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.