Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21117
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação de modelo de gerenciamento integrado para o reúso de efluentes em siderurgia
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Mariana de Souza dos
Orientador: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Coorientador: Mirre, Reinaldo Coelho
Resumo: O uso racional dos recursos naturais e a recente crise de abastecimento da água colocam em evidência a necessidade de se buscar medidas para o uso responsável e controlado dos recursos hídricos. O aumento de demanda, principalmente em grandes cidades, sobrecarrega as fontes de abastecimento público, levando as indústrias a reajustar o padrão de consumo de suas atividades. O uso de procedimentos sistemáticos e técnicas de otimização para resolver este tipo de abordagem constitui uma das principais contribuições da área de Integração de Processos Químicos. Um modelo de gerenciamento do uso da água em processos industriais é o chamado P+ÁGUA, elaborado para a tomada de decisão quanto à identificação de oportunidades de reúso e/ou reciclo de correntes em processos químicos, sustentado no tripé (i) Produção mais Limpa, (ii) método de Integração de Processos, e (iii) valor de impacto ambiental de descarte de efluentes. O modelo utiliza o método algorítmico-heurístico Diagrama de Fontes de Água (DFA), voltado para a síntese de redes de águas pela realocação de correntes de água com máximo reúso. Este trabalho tem como objetivo gerar redes de águas e selecionar aquelas consideradas promissoras para estudos de viabilidade de implantação. Para tanto, foi utilizado um estudo de caso representativo de uma indústria siderúrgica aonde foi realizado o balanço hídrico. Com os dados de vazão e concentração do contaminante relevante ao processo, gera-se o fluxograma base e os balanços hídricos para a aplicação do procedimento de filtragem de cenários do modelo P+ÁGUA. Os resultados obtidos mostram que nem sempre o critério de menor custo total da rede de água indica a melhor opção de cenário, uma vez que outros fatores, como o próprio realinhamento de correntes, e a análise complementar do valor do impacto ambiental, também interferem na avaliação. Verifica-se a flexibilidade do modelo como avaliação preliminar e alternativa para o gerenciamento do reúso sustentável em processos industriais. Assim, espera-se que a abordagem contribua para o alcance de resultados com maior praticidade, envolvendo cenários numerosos e complexos, e inserida no contexto de prevenção da poluição e de uso racional da água.
Palavras-chave: Efluentes
Reúso
Indústria siderurgica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Mariana de Souza dos. Aplicação de modelo de gerenciamento integrado para o reúso de efluentes em siderurgia. 2017. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSSantos.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.