Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da-
dc.contributor.authorRibeiro, Caroline Gomes-
dc.date.accessioned2023-07-17T19:52:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:40Z-
dc.date.issued2023-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21150-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicos alternativospt_BR
dc.subjectAnálise bibliométricapt_BR
dc.titleAnálise bibliométrica de tecnologias assistivas no ensino de química para alunos de baixa visãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5511972063175826pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Virgínia Verônica de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577007377836185pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Daiane Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034857700865881pt_BR
dc.contributor.referee3Casellato, Annelise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6666301937868490pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um estudo detalhado sobre os materiais didáticos adaptados para Educação Inclusiva na educação básica existentes na literatura, em específico os recursos pedagógicos alternativos para o Ensino de Química que foram desenvolvidos para a educação de alunos excepcionais. Acredita-se que abordagens de ensino que desenvolvam as habilidades de investigação, percepção e observação desses alunos excepcionais resultam em um aprendizado de maior qualidade. Sabe-se que os métodos tradicionais de ensino utilizado em escolas de educação básica têm sido motivo de preocupação devido aos limitados recursos destinado a alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sendo assim, é necessário que os profissionais da educação avaliem o desenvolvimento e a aplicação de materiais didáticos capazes de incluir todos os tipos de alunos e que existam políticas públicas que permitam à amplificação desses materiais. Dessa forma, acredita-se que a formação de alunos com deficiência com maior capacidade analítica e investigativa no final do ensino básico promoverá uma melhor relação com a escola e, principalmente, com a construção de seu conhecimento. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliométrico, por meio das bases de dados Periódico Capes e Scopus, com o objetivo de realizar uma análise dos artigos encontrados e descobrir quais Tecnologias Assistivas destinadas aos alunos de baixa visão foram desenvolvidas e podem auxiliar o professor em turmas com alunos com deficiência. A análise bibliométrica realizada mostrou que existem possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Assistivas de baixo custo, de maneira que instituições de ensino tanto públicas quanto privadas possam atender a alunos com deficiência e garantir um desenvolvimento mais igualitário para eles. Espera-se que este trabalho sirva como ferramenta de pesquisa para os docentes que possuam interesse e disponibilidade em empregar novas ferramentas de ensino para a educação inclusiva de alunos de baixa visão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline Gomes Ribeiro.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.