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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise bibliométrica de tecnologias assistivas no ensino de química para alunos de baixa visão
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Caroline Gomes
Orientador: Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo detalhado sobre os materiais didáticos adaptados para Educação Inclusiva na educação básica existentes na literatura, em específico os recursos pedagógicos alternativos para o Ensino de Química que foram desenvolvidos para a educação de alunos excepcionais. Acredita-se que abordagens de ensino que desenvolvam as habilidades de investigação, percepção e observação desses alunos excepcionais resultam em um aprendizado de maior qualidade. Sabe-se que os métodos tradicionais de ensino utilizado em escolas de educação básica têm sido motivo de preocupação devido aos limitados recursos destinado a alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sendo assim, é necessário que os profissionais da educação avaliem o desenvolvimento e a aplicação de materiais didáticos capazes de incluir todos os tipos de alunos e que existam políticas públicas que permitam à amplificação desses materiais. Dessa forma, acredita-se que a formação de alunos com deficiência com maior capacidade analítica e investigativa no final do ensino básico promoverá uma melhor relação com a escola e, principalmente, com a construção de seu conhecimento. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliométrico, por meio das bases de dados Periódico Capes e Scopus, com o objetivo de realizar uma análise dos artigos encontrados e descobrir quais Tecnologias Assistivas destinadas aos alunos de baixa visão foram desenvolvidas e podem auxiliar o professor em turmas com alunos com deficiência. A análise bibliométrica realizada mostrou que existem possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Assistivas de baixo custo, de maneira que instituições de ensino tanto públicas quanto privadas possam atender a alunos com deficiência e garantir um desenvolvimento mais igualitário para eles. Espera-se que este trabalho sirva como ferramenta de pesquisa para os docentes que possuam interesse e disponibilidade em empregar novas ferramentas de ensino para a educação inclusiva de alunos de baixa visão.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Baixa visão
Ensino de química
Metodologias de ensino
Tecnologias assistivas
Recursos pedagógicos alternativos
Análise bibliométrica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

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