Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21150
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise bibliométrica de tecnologias assistivas no ensino de química para alunos de baixa visão |
Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Caroline Gomes |
Orientador: | Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da |
Resumo: | Este trabalho consiste em um estudo detalhado sobre os materiais didáticos adaptados para Educação Inclusiva na educação básica existentes na literatura, em específico os recursos pedagógicos alternativos para o Ensino de Química que foram desenvolvidos para a educação de alunos excepcionais. Acredita-se que abordagens de ensino que desenvolvam as habilidades de investigação, percepção e observação desses alunos excepcionais resultam em um aprendizado de maior qualidade. Sabe-se que os métodos tradicionais de ensino utilizado em escolas de educação básica têm sido motivo de preocupação devido aos limitados recursos destinado a alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sendo assim, é necessário que os profissionais da educação avaliem o desenvolvimento e a aplicação de materiais didáticos capazes de incluir todos os tipos de alunos e que existam políticas públicas que permitam à amplificação desses materiais. Dessa forma, acredita-se que a formação de alunos com deficiência com maior capacidade analítica e investigativa no final do ensino básico promoverá uma melhor relação com a escola e, principalmente, com a construção de seu conhecimento. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliométrico, por meio das bases de dados Periódico Capes e Scopus, com o objetivo de realizar uma análise dos artigos encontrados e descobrir quais Tecnologias Assistivas destinadas aos alunos de baixa visão foram desenvolvidas e podem auxiliar o professor em turmas com alunos com deficiência. A análise bibliométrica realizada mostrou que existem possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Assistivas de baixo custo, de maneira que instituições de ensino tanto públicas quanto privadas possam atender a alunos com deficiência e garantir um desenvolvimento mais igualitário para eles. Espera-se que este trabalho sirva como ferramenta de pesquisa para os docentes que possuam interesse e disponibilidade em empregar novas ferramentas de ensino para a educação inclusiva de alunos de baixa visão. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Baixa visão Ensino de química Metodologias de ensino Tecnologias assistivas Recursos pedagógicos alternativos Análise bibliométrica |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jul-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caroline Gomes Ribeiro.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.