Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2116
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias de visibilidade do movimento LGBT: Campanha não homofobia! um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Cotta, Diego de Souza
Orientador: Silva, Denilson Lopes
Resumo: A homossexualidade e seus desdobramentos é algo socialmente construído. A cultura de uma determinada sociedade irá se constituir como um fator crucial para a representação desta forma de sexualidade no imaginário coletivo, isto é, a partir de um complexo de tradições, pensamentos, costumes e comportamentos que o aceite da homossexualidade se processa ou não. Ampliaram-se e diversificaram-se as entidades e instituições produtoras de um saber sexual, ou seja, novos grupos se impõem como fonte difusora da “verdade” das relações sexuais. Percebe-se que este tabu está sendo quebrado cada vez mais pelos meios de comunicação, que até por uma breve análise, exacerba este assunto na veiculação das mensagens. Este trabalho tem por objetivo esmiuçar as estratégias de visibilidade do Movimento LGBT e seus esforços em produzir a sua “verdade”, com o intuito de extinguir preconceitos, discriminações e crimes em decorrência da orientação sexual e identidade de gênero. A Campanha Não Homofobia!, em meio a tantas outras, se configura, hoje, como principal instrumento de sensibilização social e política para a aceitação da homossexualidade na sociedade brasileira. O interesse é entender as táticas criadas que tem como objetivo lançar luz sobre esse movimento que, por essência temática, já é invisível e marginalizado. A campanha será um estudo de caso para que entendamos o modus operandi deste processo de conscientização social via mídia.
Palavras-chave: Imagem
Moviementos sociais
Campanhas publicitárias
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Jun-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COTTA, Diego de Souza. Estratégias de visibilidade do movimento LGBT: Campanha Não Homofobia! um estudo de caso. 2009. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSCotta.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.