Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21173
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tendências tecnológicas em preservantes utilizados em cosméticos
Autor(es)/Inventor(es): Valente, Luiza Miranda
Santos, Mariana Mello dos
Orientador: Barreto, Daniel Weingart
Resumo: Dois marcos recentes desencadearam uma mudança no cenário mundial dos cosméticos. Primeiro a crise dos parabenos, preservantes mais utilizados e eficientes, foram questionados por supostamente arriscar a vida dos consumidores, causando câncer de mama. Em 2008 um estudo comprovou a segurança dos produtos com parabenos, contudo os consumidores já estavam valorizando os cosméticos livres dele. Esses consumidores – o segundo fator – criaram um novo modelo de usuário, questionando as listas de ingredientes dos produtos que utilizam e valorizando novos conceitos (como produtos livres de parabenos). Nesse contexto, entendendo que este setor é responsável por um mercado com números importantes para economia mundial, o objetivo do trabalho foi identificar e analisar a utilização de preservantes em produtos cosméticos nos últimos vinte anos. Além de mapear o comportamento dos fornecedores de conservantes e das empresas de beleza que os consomem diante dos novos desafios. Esse estudo foi realizado através da prospecção de patentes. Inicialmente, fez-se uma introdução sobre a história dos cosméticos, desde sua criação pelos egípcios, até os dias de hoje. Apresentou-se o mercado mundial e brasileiro e realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os preservantes mais utilizados, seus mecanismos de ação e seus maiores fornecedores. Em seguida, foi realizada uma pesquisa por patentes utilizando as bases de dados Derwent Innovation Index (DII) e Patent Inspiration, utilizando as palavras-chave "cosmetic", "preservative" e “fabrication”, restringindo os resultados somente entre os anos de 1997 - 2016. Para finalizar, fez-se uma análise dessas publicações para identificar a tendência tecnológica do uso de conservantes em produtos cosméticos, nela identificou-se que os conservantes de origem sintética ainda são a realidade do mercado. Entretanto, diante dos aumentos das publicações, pode-se afirmar que os conservantes naturais são a tendência do setor.
Palavras-chave: Cosméticos
Conservantes
Preservantes
Prospecção tecnológica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VALENTE, Luiza Miranda; SANTOS, Mariana Mello dos. Tendências tecnológicas em preservantes utilizados em cosméticos. 2017. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMValente.pdf874.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.