Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21207
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação especial e formação de professores: uma análise do fluxograma e do quadro de optativas/eletivas de cursos de licenciaturas em letras das faculdades públicas do Estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Costa, Sabrina Ferreira
Advisor: Santos, Flavia Ferreira dos
Abstract: Este estudo consiste em analisar a estrutura curricular dos cursos de Licenciaturas em Letras Português e Literaturas e Letras Português e Espanhol das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro de modo a observar se seus graduandos recebem formação para poder incluir na rede regular de ensino alunos com deficiência. Essa análise, feita a partir dos títulos das disciplinas, teve como objetivo encontrar no mínimo uma disciplina cujo título abordasse o tema Educação Especial. Os dados foram coletados primeiramente no fluxograma das disciplinas obrigatórias. No entanto, não foram encontradas disciplinas com esse perfil dentre as obrigatórias, por isso foi preciso ampliar os parâmetros da pesquisa para o quadro de optativas/eletivas. Os resultados mostraram que há disciplinas com este perfil somente dentre as optativas/eletivas.
Keywords: Licenciatura
Formação de professores
Educação especial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFCosta.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.