Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21207
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Educação especial e formação de professores: uma análise do fluxograma e do quadro de optativas/eletivas de cursos de licenciaturas em letras das faculdades públicas do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Sabrina Ferreira
Tutor: Santos, Flavia Ferreira dos
Resumen: Este estudo consiste em analisar a estrutura curricular dos cursos de Licenciaturas em Letras Português e Literaturas e Letras Português e Espanhol das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro de modo a observar se seus graduandos recebem formação para poder incluir na rede regular de ensino alunos com deficiência. Essa análise, feita a partir dos títulos das disciplinas, teve como objetivo encontrar no mínimo uma disciplina cujo título abordasse o tema Educação Especial. Os dados foram coletados primeiramente no fluxograma das disciplinas obrigatórias. No entanto, não foram encontradas disciplinas com esse perfil dentre as obrigatórias, por isso foi preciso ampliar os parâmetros da pesquisa para o quadro de optativas/eletivas. Os resultados mostraram que há disciplinas com este perfil somente dentre as optativas/eletivas.
Materia: Licenciatura
Formação de professores
Educação especial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-jul-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SFCosta.pdf2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.