Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21207
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação especial e formação de professores: uma análise do fluxograma e do quadro de optativas/eletivas de cursos de licenciaturas em letras das faculdades públicas do Estado do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Sabrina Ferreira |
Orientador: | Santos, Flavia Ferreira dos |
Resumo: | Este estudo consiste em analisar a estrutura curricular dos cursos de Licenciaturas em Letras Português e Literaturas e Letras Português e Espanhol das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro de modo a observar se seus graduandos recebem formação para poder incluir na rede regular de ensino alunos com deficiência. Essa análise, feita a partir dos títulos das disciplinas, teve como objetivo encontrar no mínimo uma disciplina cujo título abordasse o tema Educação Especial. Os dados foram coletados primeiramente no fluxograma das disciplinas obrigatórias. No entanto, não foram encontradas disciplinas com esse perfil dentre as obrigatórias, por isso foi preciso ampliar os parâmetros da pesquisa para o quadro de optativas/eletivas. Os resultados mostraram que há disciplinas com este perfil somente dentre as optativas/eletivas. |
Palavras-chave: | Licenciatura Formação de professores Educação especial |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 17-Jul-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SFCosta.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.