Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xexéo, Geraldo Bonorino | - |
dc.contributor.author | Galeno, Larissa Monteiro da Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T14:43:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21239 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | lógica de programação | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | Experiência de ensino de Lógica de Programação para alunos do Ensino Médio usando aprendizado baseado em projeto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4783565791787812 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8394957969514296 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campos, Maria Luiza Machado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0659658820912418 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Edmundo Albuquerque de Souza e | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9358511568098561 | pt_BR |
dc.description.resumo | A demanda por profissionais qualificados no mercado de tecnologia está em uma crescente nos últimos anos. Aliado a isso, a ONG IDEAS de Nova Friburgo/RJ viu nessa alta taxa de empregabilidade uma oportunidade para os jovens da cidade. Assim, a ONG, em conjunto com a UFRJ, propuseram para os alunos do ensino médio da cidade uma capacitação de lógica de programação com Python e introdução a análise de dados. Sendo assim, este trabalho propõe expor a experiência de concepção e aplicação deste curso. Para tal, foi possível ter uma experiência prévia com uma turma da cidade de Recreio/MG para compreender a melhor forma de trabalhar com o público alvo. Com isso, foi possível planejar um curso utilizando metodologias ativas de ensino, como aprendizado baseado em projetos e sala de aula invertida, para engajar os alunos do IDEAS. Ao final do curso os alunos foram capazes de entregar o projeto proposto, relataram uma boa experiência de aprendizagem e compartilharam o desejo de prosseguir com os estudos de computação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LMFGaleno.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.