Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21239
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Experiência de ensino de Lógica de Programação para alunos do Ensino Médio usando aprendizado baseado em projeto
Autor(es)/Inventor(es): Galeno, Larissa Monteiro da Fonseca
Orientador: Xexéo, Geraldo Bonorino
Resumo: A demanda por profissionais qualificados no mercado de tecnologia está em uma crescente nos últimos anos. Aliado a isso, a ONG IDEAS de Nova Friburgo/RJ viu nessa alta taxa de empregabilidade uma oportunidade para os jovens da cidade. Assim, a ONG, em conjunto com a UFRJ, propuseram para os alunos do ensino médio da cidade uma capacitação de lógica de programação com Python e introdução a análise de dados. Sendo assim, este trabalho propõe expor a experiência de concepção e aplicação deste curso. Para tal, foi possível ter uma experiência prévia com uma turma da cidade de Recreio/MG para compreender a melhor forma de trabalhar com o público alvo. Com isso, foi possível planejar um curso utilizando metodologias ativas de ensino, como aprendizado baseado em projetos e sala de aula invertida, para engajar os alunos do IDEAS. Ao final do curso os alunos foram capazes de entregar o projeto proposto, relataram uma boa experiência de aprendizagem e compartilharam o desejo de prosseguir com os estudos de computação.
Palavras-chave: lógica de programação
educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMFGaleno.pdf2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.