Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21239
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Experiência de ensino de Lógica de Programação para alunos do Ensino Médio usando aprendizado baseado em projeto |
Autor(es)/Inventor(es): | Galeno, Larissa Monteiro da Fonseca |
Orientador: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
Resumo: | A demanda por profissionais qualificados no mercado de tecnologia está em uma crescente nos últimos anos. Aliado a isso, a ONG IDEAS de Nova Friburgo/RJ viu nessa alta taxa de empregabilidade uma oportunidade para os jovens da cidade. Assim, a ONG, em conjunto com a UFRJ, propuseram para os alunos do ensino médio da cidade uma capacitação de lógica de programação com Python e introdução a análise de dados. Sendo assim, este trabalho propõe expor a experiência de concepção e aplicação deste curso. Para tal, foi possível ter uma experiência prévia com uma turma da cidade de Recreio/MG para compreender a melhor forma de trabalhar com o público alvo. Com isso, foi possível planejar um curso utilizando metodologias ativas de ensino, como aprendizado baseado em projetos e sala de aula invertida, para engajar os alunos do IDEAS. Ao final do curso os alunos foram capazes de entregar o projeto proposto, relataram uma boa experiência de aprendizagem e compartilharam o desejo de prosseguir com os estudos de computação. |
Palavras-chave: | lógica de programação educação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Computação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 11-Jul-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMFGaleno.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.