Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21239
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Experiência de ensino de Lógica de Programação para alunos do Ensino Médio usando aprendizado baseado em projeto |
Autor(es)/Inventor(es): | Galeno, Larissa Monteiro da Fonseca |
Tutor: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
Resumen: | A demanda por profissionais qualificados no mercado de tecnologia está em uma crescente nos últimos anos. Aliado a isso, a ONG IDEAS de Nova Friburgo/RJ viu nessa alta taxa de empregabilidade uma oportunidade para os jovens da cidade. Assim, a ONG, em conjunto com a UFRJ, propuseram para os alunos do ensino médio da cidade uma capacitação de lógica de programação com Python e introdução a análise de dados. Sendo assim, este trabalho propõe expor a experiência de concepção e aplicação deste curso. Para tal, foi possível ter uma experiência prévia com uma turma da cidade de Recreio/MG para compreender a melhor forma de trabalhar com o público alvo. Com isso, foi possível planejar um curso utilizando metodologias ativas de ensino, como aprendizado baseado em projetos e sala de aula invertida, para engajar os alunos do IDEAS. Ao final do curso os alunos foram capazes de entregar o projeto proposto, relataram uma boa experiência de aprendizagem e compartilharam o desejo de prosseguir com os estudos de computação. |
Materia: | lógica de programação educação |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Computação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 11-jul-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMFGaleno.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.