Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21255
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O neoliberalismo, o trabalho e o livro didático de inglês: investigando os atravessamentos de ideologias neoliberais em unidades que discutem o trabalho de um livro didático de inglês para o ensino médio aprovado pelo PNLD 2021 |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Maristela de Sousa da |
Orientador: | Tilio, Rogério Casanovas |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar os atravessamentos de ideologias neoliberais relacionadas ao mundo do trabalho em duas unidades de um dos nove livros didáticos de Língua Inglesa aprovados pelo Programa do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, que foi a primeira edição do programa voltada para o ensino médio a ser realizada após a instituição de ambas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e a Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2017a). A obra didática focalizada neste estudo é o livro Interação Inglês e as duas unidades que comporão o corpus de pesquisa são a Unit 3: Entrepreneurship e a Unit 5: Career. Considera-se que tanto a BNCC (BRASIL, 2018) quando a Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2017a) são políticas educacionais resultantes de um projeto agressivamente neoliberal de educação que se fortaleceu no Brasil após o golpe jurídico-midiático-parlamentar (FREITAS, 2018) sofrido por Dilma Rousseff em 2016, que levou seu vice, o centro-direitista Michel Temer à presidência. Levando em conta, portanto, o caráter fortemente neoliberal da BNCC (BRASIL, 2018) e da Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2017a) e o fato de que o PNLD abraçou integralmente as diretrizes dessas duas políticas educacionais, busca-se aqui, através de uma pesquisa qualitativa (OLIVEIRA, 2007) conduzida por meio de análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), compreender como as ideologias neoliberais que atravessam a base, a reforma e a nova versão do PNLD podem também atravessar os livros didáticos que são distribuídos às escolas públicas do país. Conclui-se, através da análise de diversos textos e atividades contidos nas unidades 3 e 5 do livro Interação Inglês, que as duas unidades são atravessadas por concepções e valores caros à ideologia neoliberal, que são valorizados, enaltecidos e encorajados, contribuindo, assim, para a promoção de uma perspectiva de trabalho alinhada ao neoliberalismo. |
Palavras-chave: | Ensino médio Reforma do ensino Política educacional Livro didático |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSSilva.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.