Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21256
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A bioecologia do desenvolvimento humano e a sua interface com a sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Rafael Caetano de
Orientador: Melo, Sandra Cordeiro de
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar como a teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano vem sendo apresentada pelos diversos autores em pesquisas recentes e de que modo pode contribuir para a vida do estudante. Foi realizada uma revisão da literatura acerca dos seguintes temas: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, contextos biopsicossociais e as possíveis interações com a sala de aula, a fim de entender as convergências entre tais temas. O método utilizado baseia-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica que reuniu materiais disponíveis nas bases de dados (Scielo) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações), acerca da temática. A análise desses dados (RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A., 2014) se deu pela pesquisa da bibliografia encontrada. Como resultados desta análise, foram identificadas as seguintes categorias: “Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano”, “A sala de aula como foco” e “Relação aluno-professor-escola-família”, e que pôde nos mostrar o quanto a relação familiar vai exercer influência na vida do estudante e como a escola pode contribuir, juntamente com a família, para o desenvolvimento do aluno.
Palavras-chave: Teoria bioecológica do desenvolvimento humano
Inclusão escolar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCSouza.pdf340.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.