Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21256
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A bioecologia do desenvolvimento humano e a sua interface com a sala de aula |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Rafael Caetano de |
Orientador: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo analisar como a teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano vem sendo apresentada pelos diversos autores em pesquisas recentes e de que modo pode contribuir para a vida do estudante. Foi realizada uma revisão da literatura acerca dos seguintes temas: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, contextos biopsicossociais e as possíveis interações com a sala de aula, a fim de entender as convergências entre tais temas. O método utilizado baseia-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica que reuniu materiais disponíveis nas bases de dados (Scielo) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações), acerca da temática. A análise desses dados (RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A., 2014) se deu pela pesquisa da bibliografia encontrada. Como resultados desta análise, foram identificadas as seguintes categorias: “Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano”, “A sala de aula como foco” e “Relação aluno-professor-escola-família”, e que pôde nos mostrar o quanto a relação familiar vai exercer influência na vida do estudante e como a escola pode contribuir, juntamente com a família, para o desenvolvimento do aluno. |
Palavras-chave: | Teoria bioecológica do desenvolvimento humano Inclusão escolar |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jul-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCSouza.pdf | 340.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.