Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21256
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Sandra Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Souza, Rafael Caetano de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T14:27:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21256 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria bioecológica do desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | A bioecologia do desenvolvimento humano e a sua interface com a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3499803166947247 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2137166553216620 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem por objetivo analisar como a teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano vem sendo apresentada pelos diversos autores em pesquisas recentes e de que modo pode contribuir para a vida do estudante. Foi realizada uma revisão da literatura acerca dos seguintes temas: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, contextos biopsicossociais e as possíveis interações com a sala de aula, a fim de entender as convergências entre tais temas. O método utilizado baseia-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica que reuniu materiais disponíveis nas bases de dados (Scielo) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações), acerca da temática. A análise desses dados (RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A., 2014) se deu pela pesquisa da bibliografia encontrada. Como resultados desta análise, foram identificadas as seguintes categorias: “Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano”, “A sala de aula como foco” e “Relação aluno-professor-escola-família”, e que pôde nos mostrar o quanto a relação familiar vai exercer influência na vida do estudante e como a escola pode contribuir, juntamente com a família, para o desenvolvimento do aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCSouza.pdf | 340.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.