Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21256
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A bioecologia do desenvolvimento humano e a sua interface com a sala de aula |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Rafael Caetano de |
Advisor: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Abstract: | Esta monografia tem por objetivo analisar como a teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano vem sendo apresentada pelos diversos autores em pesquisas recentes e de que modo pode contribuir para a vida do estudante. Foi realizada uma revisão da literatura acerca dos seguintes temas: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, contextos biopsicossociais e as possíveis interações com a sala de aula, a fim de entender as convergências entre tais temas. O método utilizado baseia-se em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica que reuniu materiais disponíveis nas bases de dados (Scielo) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações), acerca da temática. A análise desses dados (RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A., 2014) se deu pela pesquisa da bibliografia encontrada. Como resultados desta análise, foram identificadas as seguintes categorias: “Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano”, “A sala de aula como foco” e “Relação aluno-professor-escola-família”, e que pôde nos mostrar o quanto a relação familiar vai exercer influência na vida do estudante e como a escola pode contribuir, juntamente com a família, para o desenvolvimento do aluno. |
Keywords: | Teoria bioecológica do desenvolvimento humano Inclusão escolar |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Jul-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCSouza.pdf | 340.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.