Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21260
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O trailer Marvel : além do multiverso do hype
Author(s)/Inventor(s): Condeixa, Raphaella de Oliveira
Advisor: Cardoso, Mônica Machado
Abstract: Esta monografia objetiva pontuar como as características dos trailers do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) com maior ressonância com seus fãs viabiliza discussões acerca das obras nas redes sociais e impulsiona a compra de ingressos. O estudo recorre às ideias de Paratextualidade de Gray (2010), Transmídia de Jenkins (2008), Cultura de fãs na perspectiva de Duffet (2013) e do conceito de Trailer de Kernan (2004) como embasamento teórico. Aliado a isso, traz um método misto, incluindo análises qualitativas do discurso empregado nos trailers e nos comentários dos fãs, atrelado a análises quantitativas dos sentimentos e assuntos empregados nos comentários e dos resultados financeiros das obras abordadas. Com isso, foi possível identificar como as estratégias de edição e narrativa dos trailers fomentam o hype entre os fãs e o impacto do hype na decisão de compra do público casual. Concluindo, aferiu-se uma correlação entre o sucesso financeiro do UCM e as conversas de fãs acerca dos trailers da marca.
Keywords: Publicidade
Comunicação audiovisual
Hype
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CONDEIXA, Raphaella de Oliveira. O trailer Marvel : além do multiverso do hype. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCondeixa.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.