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http://hdl.handle.net/11422/21272
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Mefano, Vania | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Diamantina Maria Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T19:58:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21272 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diabetes Mellitus Tipo 2 | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Grupos | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Diabetes Mellitus, Type 2 | en |
dc.subject | Health Education | en |
dc.subject | Groups | en |
dc.subject | Self Care | en |
dc.title | Revisão na literatura sobre os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com diabetes melittus 2: uma reflexão da terapia ocupacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Melo, Juliana Valéria de | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Thainá Rodrigues de Melo dos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a apresentar as contribuições dos grupos de educação em saúde para o aumento da adesão ao autocuidado e melhoria da qualidade de vida das pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, a qual é uma doença crônica e debilitante, cujas consequências causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas e tem alto custo para os serviços de saúde. Este estudo traz uma reflexão sobre a contribuição do Terapeuta Ocupacional como parte integrante da equipe multiprofissional nos grupos. Objetivo: Tem como objetivo identificar na literatura científica os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com DM2. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura nacional, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva que analisou 13 artigos. Foi realizado o levantamento de dados no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em busca de literatura em: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFsCAr); Portal da Scielo; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Resultados: Os resultados mostram um ganho na qualidade de vida das pessoas através de alguns aspectos importantes nas práticas educativas em grupo como, por exemplo, a troca de experiências, a conscientização e a sensibilização para o gerenciamento da saúde, entre outros. Considerações finais: Conclui-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois na literatura analisada apresenta que o vínculo criado entre os integrantes do grupo, assim como a educação continuada e as atividades criativas que envolvem jogos e a arte asseguram o aumento da adesão ao autocuidado, maior controle da doença e, por conseguinte, melhora na qualidade de vida das pessoas com diabetes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Terapia Ocupacional |
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