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dc.contributor.advisorMefano, Vania-
dc.contributor.authorCarvalho, Diamantina Maria Fernandes-
dc.date.accessioned2023-08-03T19:58:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:29Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21272-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 2pt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectGrupospt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus, Type 2en
dc.subjectHealth Educationen
dc.subjectGroupsen
dc.subjectSelf Careen
dc.titleRevisão na literatura sobre os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com diabetes melittus 2: uma reflexão da terapia ocupacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Melo, Juliana Valéria de-
dc.contributor.referee1Santos, Thainá Rodrigues de Melo dos-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a apresentar as contribuições dos grupos de educação em saúde para o aumento da adesão ao autocuidado e melhoria da qualidade de vida das pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, a qual é uma doença crônica e debilitante, cujas consequências causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas e tem alto custo para os serviços de saúde. Este estudo traz uma reflexão sobre a contribuição do Terapeuta Ocupacional como parte integrante da equipe multiprofissional nos grupos. Objetivo: Tem como objetivo identificar na literatura científica os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com DM2. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura nacional, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva que analisou 13 artigos. Foi realizado o levantamento de dados no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em busca de literatura em: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFsCAr); Portal da Scielo; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Resultados: Os resultados mostram um ganho na qualidade de vida das pessoas através de alguns aspectos importantes nas práticas educativas em grupo como, por exemplo, a troca de experiências, a conscientização e a sensibilização para o gerenciamento da saúde, entre outros. Considerações finais: Conclui-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois na literatura analisada apresenta que o vínculo criado entre os integrantes do grupo, assim como a educação continuada e as atividades criativas que envolvem jogos e a arte asseguram o aumento da adesão ao autocuidado, maior controle da doença e, por conseguinte, melhora na qualidade de vida das pessoas com diabetes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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