Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21272
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Revisão na literatura sobre os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com diabetes melittus 2: uma reflexão da terapia ocupacional
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Diamantina Maria Fernandes
Orientador: Mefano, Vania
Coorientador: Melo, Juliana Valéria de
Resumo: Este trabalho se propõe a apresentar as contribuições dos grupos de educação em saúde para o aumento da adesão ao autocuidado e melhoria da qualidade de vida das pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, a qual é uma doença crônica e debilitante, cujas consequências causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas e tem alto custo para os serviços de saúde. Este estudo traz uma reflexão sobre a contribuição do Terapeuta Ocupacional como parte integrante da equipe multiprofissional nos grupos. Objetivo: Tem como objetivo identificar na literatura científica os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com DM2. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura nacional, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva que analisou 13 artigos. Foi realizado o levantamento de dados no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em busca de literatura em: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFsCAr); Portal da Scielo; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Resultados: Os resultados mostram um ganho na qualidade de vida das pessoas através de alguns aspectos importantes nas práticas educativas em grupo como, por exemplo, a troca de experiências, a conscientização e a sensibilização para o gerenciamento da saúde, entre outros. Considerações finais: Conclui-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois na literatura analisada apresenta que o vínculo criado entre os integrantes do grupo, assim como a educação continuada e as atividades criativas que envolvem jogos e a arte asseguram o aumento da adesão ao autocuidado, maior controle da doença e, por conseguinte, melhora na qualidade de vida das pessoas com diabetes.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus Tipo 2
Educação em saúde
Grupos
Autocuidado
Diabetes Mellitus, Type 2
Health Education
Groups
Self Care
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Unidade produtora: Faculdade de Medicina
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Terapia Ocupacional

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