Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21272
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Revisão na literatura sobre os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com diabetes melittus 2: uma reflexão da terapia ocupacional |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Diamantina Maria Fernandes |
Orientador: | Mefano, Vania |
Coorientador: | Melo, Juliana Valéria de |
Resumo: | Este trabalho se propõe a apresentar as contribuições dos grupos de educação em saúde para o aumento da adesão ao autocuidado e melhoria da qualidade de vida das pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, a qual é uma doença crônica e debilitante, cujas consequências causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas e tem alto custo para os serviços de saúde. Este estudo traz uma reflexão sobre a contribuição do Terapeuta Ocupacional como parte integrante da equipe multiprofissional nos grupos. Objetivo: Tem como objetivo identificar na literatura científica os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com DM2. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura nacional, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva que analisou 13 artigos. Foi realizado o levantamento de dados no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em busca de literatura em: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFsCAr); Portal da Scielo; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Resultados: Os resultados mostram um ganho na qualidade de vida das pessoas através de alguns aspectos importantes nas práticas educativas em grupo como, por exemplo, a troca de experiências, a conscientização e a sensibilização para o gerenciamento da saúde, entre outros. Considerações finais: Conclui-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois na literatura analisada apresenta que o vínculo criado entre os integrantes do grupo, assim como a educação continuada e as atividades criativas que envolvem jogos e a arte asseguram o aumento da adesão ao autocuidado, maior controle da doença e, por conseguinte, melhora na qualidade de vida das pessoas com diabetes. |
Palavras-chave: | Diabetes Mellitus Tipo 2 Educação em saúde Grupos Autocuidado Diabetes Mellitus, Type 2 Health Education Groups Self Care |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Medicina |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 13-Dez-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMFCarvalho.pdf | 436.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.