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http://hdl.handle.net/11422/21272
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Revisão na literatura sobre os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com diabetes melittus 2: uma reflexão da terapia ocupacional |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Diamantina Maria Fernandes |
Tutor: | Mefano, Vania |
Tutor : | Melo, Juliana Valéria de |
Resumen: | Este trabalho se propõe a apresentar as contribuições dos grupos de educação em saúde para o aumento da adesão ao autocuidado e melhoria da qualidade de vida das pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, a qual é uma doença crônica e debilitante, cujas consequências causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas e tem alto custo para os serviços de saúde. Este estudo traz uma reflexão sobre a contribuição do Terapeuta Ocupacional como parte integrante da equipe multiprofissional nos grupos. Objetivo: Tem como objetivo identificar na literatura científica os impactos dos grupos de educação em saúde na qualidade de vida das pessoas com DM2. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura nacional, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva que analisou 13 artigos. Foi realizado o levantamento de dados no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em busca de literatura em: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFsCAr); Portal da Scielo; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Resultados: Os resultados mostram um ganho na qualidade de vida das pessoas através de alguns aspectos importantes nas práticas educativas em grupo como, por exemplo, a troca de experiências, a conscientização e a sensibilização para o gerenciamento da saúde, entre outros. Considerações finais: Conclui-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois na literatura analisada apresenta que o vínculo criado entre os integrantes do grupo, assim como a educação continuada e as atividades criativas que envolvem jogos e a arte asseguram o aumento da adesão ao autocuidado, maior controle da doença e, por conseguinte, melhora na qualidade de vida das pessoas com diabetes. |
Materia: | Diabetes Mellitus Tipo 2 Educação em saúde Grupos Autocuidado Diabetes Mellitus, Type 2 Health Education Groups Self Care |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Medicina |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 13-dic-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Terapia Ocupacional |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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