Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21294
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Atitudes linguísticas acerca de variedade(s) nordestina(s) em tweets
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Yasmim Cardoso Ribeiro
Advisor: Christino, Beatriz Protti
Abstract: Esta monografia está vinculada ao campo da Sociolinguística Variacionista, das Atitudes Linguísticas e do Preconceito Linguístico. Para que fosse realizada, foram selecionados 120 tweets de usuários que não tivessem suas contas trancadas na rede social gratuita Twitter e que tivessem mencionado diretamente as palavras-chave escolhidas: sotaque nordestino. O objetivo principal deste trabalho foi analisar as atitudes linguísticas dos internautas em relação às identidades linguísticas nordestinas na rede social em questão e, a partir do corpus, foi realizado um levantamento que considerou cinco critérios de análise, verificando a presença ou não de adjetivos; a presença ou não de intensificadores; a presença ou não de dados linguísticos; a presença ou não de elementos não-verbais; e a presença ou não de hashtags. Como resultado, verificamos a existência de dois grupos: um deles, intitulado “grupo 1”, afirma que o Nordeste não é uma unidade, além de ressaltar que suas identidades linguísticas não podem ser resumidas ao “sotaque nordestino”, pois são nove estados que possuem culturas singulares. O outro grupo, intitulado “grupo 2”, fala abertamente sobre um “sotaque nordestino”, e, nesse trabalho, o termo está presente nos 120 tweets analisados. A apresentação dos resultados do processo de análise foi dividida em quatro quadros: (1) adjetivos com intensificadores; (2) adjetivos sem intensificadores; (3) intensificadores; e (4) elementos não- verbais. O primeiro reúne 29 adjetivos, sendo “melhor” e “lindo” os mais utilizados pelos usuários da rede em questão, com 19 ocorrências e 6 ocorrências, respectivamente. O segundo é composto por 13 adjetivos, sendo “lindo” e “gostoso” utilizados de maneira predominante pelos internautas do Twitter, com 23 ocorrências e 18 ocorrências, respectivamente. O terceiro reúne 8 intensificadores, sendo “mais” e “demais” os mais utilizados, com 22 ocorrências e 15 ocorrências, de forma respectiva. O último quadro contém 17 elementos não-verbais, sendo “❤” e “🥰” os mais recorrentes, com 4 ocorrências e 3 ocorrências, respectivamente. Em relação às hashtags, não foi elaborado nenhum quadro, pois o número de ocorrências foi muito pequeno. O resultado do presente levantamento foi positivamente surpreendente, mas não anula o fato de que o preconceito linguístico não é uma luta vencida e deve ser continuamente combatido.
Keywords: Sociolinguística variacionista
Preconceito linguístico
Variação linguística
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YCRFernandes.pdf684.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.