Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21300
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A elaboração de sequências e unidades didáticas no subprojeto PIBID: uma experiência de formação inicial no contexto remoto
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Beatriz Quaresma de
Tutor: Silva, Luciano Prado da
Resumen: Ainda hoje, vivenciamos um distanciamento entre as universidades e as escolas de Educação Básica, não só em relação à prática profissional, mas também no que tange à formação docente inicial. É comum que alunos da licenciatura tenham contato com a escola apenas no estágio obrigatório, entretanto é válido ressaltar que essa experiência muda a depender do local em que o aluno realize seu estágio, o que faz com que a experiência seja mais de observação para uns e mais de prática para outros. Desse modo, projetos de iniciação à docência que visam estreitar os laços entre escola e universidade, inserindo os licenciandos de maneira atuante dentro da sala de aula, possuem um papel fundamental na construção identitária dos futuros professores. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o caminho traçado pelos bolsistas da quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressaltando a importância do contato com a produção de sequências e unidades didáticas desde a formação inicial docente. Para tanto, como embasamento teórico, para pensar a formação docente de modo geral nos valemos de Saviani (2009), Daher e Sant’Anna (2008) e Nóvoa (2017). No que tange à produção e o contato com materiais didáticos, nos apoiamos em Matos (2014), Paraquett (2020) e Duboc (2014).
Materia: Língua espanhola
Estudo e ensino
Formação de professores
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BQSouza.pdf554.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.