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dc.contributor.advisorSilva, Luciano Prado da-
dc.contributor.authorSouza, Beatriz Quaresma de-
dc.date.accessioned2023-08-08T12:12:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21300-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA elaboração de sequências e unidades didáticas no subprojeto PIBID: uma experiência de formação inicial no contexto remotopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5274835789278757pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7311427072216405pt_BR
dc.description.resumoAinda hoje, vivenciamos um distanciamento entre as universidades e as escolas de Educação Básica, não só em relação à prática profissional, mas também no que tange à formação docente inicial. É comum que alunos da licenciatura tenham contato com a escola apenas no estágio obrigatório, entretanto é válido ressaltar que essa experiência muda a depender do local em que o aluno realize seu estágio, o que faz com que a experiência seja mais de observação para uns e mais de prática para outros. Desse modo, projetos de iniciação à docência que visam estreitar os laços entre escola e universidade, inserindo os licenciandos de maneira atuante dentro da sala de aula, possuem um papel fundamental na construção identitária dos futuros professores. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o caminho traçado pelos bolsistas da quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressaltando a importância do contato com a produção de sequências e unidades didáticas desde a formação inicial docente. Para tanto, como embasamento teórico, para pensar a formação docente de modo geral nos valemos de Saviani (2009), Daher e Sant’Anna (2008) e Nóvoa (2017). No que tange à produção e o contato com materiais didáticos, nos apoiamos em Matos (2014), Paraquett (2020) e Duboc (2014).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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