Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21300
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Luciano Prado da | - |
dc.contributor.author | Souza, Beatriz Quaresma de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T12:12:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21300 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A elaboração de sequências e unidades didáticas no subprojeto PIBID: uma experiência de formação inicial no contexto remoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5274835789278757 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7311427072216405 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ainda hoje, vivenciamos um distanciamento entre as universidades e as escolas de Educação Básica, não só em relação à prática profissional, mas também no que tange à formação docente inicial. É comum que alunos da licenciatura tenham contato com a escola apenas no estágio obrigatório, entretanto é válido ressaltar que essa experiência muda a depender do local em que o aluno realize seu estágio, o que faz com que a experiência seja mais de observação para uns e mais de prática para outros. Desse modo, projetos de iniciação à docência que visam estreitar os laços entre escola e universidade, inserindo os licenciandos de maneira atuante dentro da sala de aula, possuem um papel fundamental na construção identitária dos futuros professores. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o caminho traçado pelos bolsistas da quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressaltando a importância do contato com a produção de sequências e unidades didáticas desde a formação inicial docente. Para tanto, como embasamento teórico, para pensar a formação docente de modo geral nos valemos de Saviani (2009), Daher e Sant’Anna (2008) e Nóvoa (2017). No que tange à produção e o contato com materiais didáticos, nos apoiamos em Matos (2014), Paraquett (2020) e Duboc (2014). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BQSouza.pdf | 554.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.