Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21300
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A elaboração de sequências e unidades didáticas no subprojeto PIBID: uma experiência de formação inicial no contexto remoto |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Beatriz Quaresma de |
Advisor: | Silva, Luciano Prado da |
Abstract: | Ainda hoje, vivenciamos um distanciamento entre as universidades e as escolas de Educação Básica, não só em relação à prática profissional, mas também no que tange à formação docente inicial. É comum que alunos da licenciatura tenham contato com a escola apenas no estágio obrigatório, entretanto é válido ressaltar que essa experiência muda a depender do local em que o aluno realize seu estágio, o que faz com que a experiência seja mais de observação para uns e mais de prática para outros. Desse modo, projetos de iniciação à docência que visam estreitar os laços entre escola e universidade, inserindo os licenciandos de maneira atuante dentro da sala de aula, possuem um papel fundamental na construção identitária dos futuros professores. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o caminho traçado pelos bolsistas da quinta edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressaltando a importância do contato com a produção de sequências e unidades didáticas desde a formação inicial docente. Para tanto, como embasamento teórico, para pensar a formação docente de modo geral nos valemos de Saviani (2009), Daher e Sant’Anna (2008) e Nóvoa (2017). No que tange à produção e o contato com materiais didáticos, nos apoiamos em Matos (2014), Paraquett (2020) e Duboc (2014). |
Keywords: | Língua espanhola Estudo e ensino Formação de professores |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BQSouza.pdf | 554.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.